SEGUNDA EDIÇÃO DE FARE CINEMA: “AS PROFISSÕES DO CINEMA”, BRASÍLIA, DE 20 A 26 DE MAIO DE 2019

“Fare Cinema” é a iniciativa promovida pelo Ministério as Relações Exteriores e Cooperação Internacional (MAECI) para promover a produção e as excelências do setor cinematográfico italiano no exterior, realizada com o apoio da rede diplomático-consular e dos Institutos Italianos de Cultura.

A segunda edição de “Fare Cinema” é dedicada às “profissões do cinema”, isto é, a todas as atividades e competências que compõem a máquina complexa da produção cinematográfica e que, dos bastidores e no palco, contribuem para o sucesso do cinema italiano no exterior. Cem embaixadores do cinema, em cem cidades do mundo, falarão do cinema italiano por meio de palestras, encontros com o público, oficinas e relatos da experiência relativos a um trabalho cotidiano feito de paixão, criatividade e grandes habilidades técnicas.

Para a ocasião, a Embaixada da Itália em Brasília realiza uma série de iniciativas que visam promover, em Brasília e no Brasil, a produção cinematográfica italiana de qualidade, por meio de filmes produzidos recentemente e dirigidos pelos diretores mais importantes do panorama italiano atual. A Itália tem uma grande tradição de excelência no setor cinematográfico: é, por exemplo, o país que ganhou o maior número de prêmios Oscar pela categoria “Melhor Filme em Língua Estrangeira”.

Na segunda-feira, 20 de maio, a diretora de elenco Valeria Miranda encontrará os alunos do Instituto Federal de Brasília, sede do Recanto das Emas, e realizará uma oficina aberta a profissionais e estudantes de cinema e áreas affins sobre o importante papel do diretor de elenco na realização de um filme. A iniciativa é organizada em colaboração com o Lobo Fest – Festival Internacional de Filmes (festival criado 11 anos atrás com o intuito de divulgar o panorama do cinema contemporâneo entre o público brasileiro). Para partecipar, é necessário reservar por meio do formulário disponível no site https://www.ifb.edu.br/recantodasemas.

A seguir, às 19 horas, no Cine Brasília, será exibido o filme “A garota na névoa” (título original: “La ragazza nella nebbia”), de Donato Carrisi. Após a projeção, Valeria Miranda realizará um debate com o público.

Terça-feira, 21 de maio, às 19 horas, a Sala Nervi da Embaixada sediará a palestra em português “Cinema italiano Hoje: Diálogo com a história”, do cineasta e professor de cinema Sérgio Moriconi.

De 23 a 26 de maio, o Cine Brasília hospedará a Mostra de Cinema Italiano “FARE CINEMA”: por meio de uma seleção de filmes recentes em língua original (todos legendados em português), a Embaixada acompanhará o público em uma jornada através de diferentes gêneros e temas. Nas semanas sucessivas, a viagem continuará nas cidades de Goiânia, Nova Veneza, Manaus e Belém, onde as mostras de cinema promovidas pela Embaixada apresentarão ao público brasileiro as excelências italianas no setor cinematográfico.

PARA A PROGRAMAÇÃO DETALHADA E AS INFORMAÇÕES DE CADA EVENTO: https://ambbrasilia.esteri.it/ambasciata_brasilia/resource/doc/2019/05/release_fare_cinema_port_img.pdf

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.