Na Câmara dos Deputados, Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Reino Unido inaugura os trabalhos de 2019

O embaixador britânico Vijay Rangarajan foi recebido na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (15) para a abertura dos trabalhos do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Reino Unido. A primeira reunião aconteceu no gabinete da presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN). O objetivo do grupo é aprofundar os laços de amizade entre os dois países e incentivar atividades de cooperação interparlamentar.

Participaram do encontro os deputados federais Vinicius Carvalho (PRB-SP), que preside o grupo, Eduardo Bolsonaro (PSL/SP), que preside a CREDN, Márcio Marinho (PRB/BA), Cláudio Cajado (PP/BA) e Marcelo Van Hatten (NOVO/RS), além de representantes do Ministério das Relações Exteriores. O embaixador brasileiro no Reino Unido, Fred Arruda, participou da reunião por videoconferência.

O principal assunto de debate nesta primeira reunião foi o grande interesse no incremento de relações bilaterais. O embaixador Vijay Rangarajan destacou quatro áreas estratégicas. “Temos imenso potencial para aumentar nossos mercados em serviços, energia, finanças verdes e agricultura. Algumas das nossas atividades recentes, como avanço do projeto Rural Sustentável e a visita do Lord Mayor de Londres, na última semana, mostram que há muito interesse e resultados concretos a comemorar nesses setores”, afirma o embaixador. Ele destacou ainda investimentos importantes do Reino Unido no Brasil, como os £50 milhões do Fundo Newton, na área de pesquisa e inovação, e os £80 milhões do Fundo de Prosperidade até 2023, em energia, finanças verdes, cidades inteligentes e o apoio do Reino Unido ao ingresso do Brasil na OCDE.

Os participantes também falaram sobre as oportunidades de cooperação interparlamentar e a troca de visitas técnicas entre os países, os trabalhos conjuntos na área de defesa e segurança e a situação política na Venezuela. O embaixador também esclareceu aos parlamentares os trâmites em curso para a saída do Reino Unido da União Europeia.

O Grupo de Amizade Brasil-Reino Unido na Câmara dos Deputados foi criado em 1995 e é um dos mais ativos entre os grupos parlamentares de amizade internacional no Congresso Brasileiro. Além deste grupo, a Missão Diplomática do Reino Unido no Brasil também mantém intenso diálogo com os parlamentares no Senado Federal.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.