Na Câmara dos Deputados, Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Reino Unido inaugura os trabalhos de 2019

O embaixador britânico Vijay Rangarajan foi recebido na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (15) para a abertura dos trabalhos do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Reino Unido. A primeira reunião aconteceu no gabinete da presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN). O objetivo do grupo é aprofundar os laços de amizade entre os dois países e incentivar atividades de cooperação interparlamentar.

Participaram do encontro os deputados federais Vinicius Carvalho (PRB-SP), que preside o grupo, Eduardo Bolsonaro (PSL/SP), que preside a CREDN, Márcio Marinho (PRB/BA), Cláudio Cajado (PP/BA) e Marcelo Van Hatten (NOVO/RS), além de representantes do Ministério das Relações Exteriores. O embaixador brasileiro no Reino Unido, Fred Arruda, participou da reunião por videoconferência.

O principal assunto de debate nesta primeira reunião foi o grande interesse no incremento de relações bilaterais. O embaixador Vijay Rangarajan destacou quatro áreas estratégicas. “Temos imenso potencial para aumentar nossos mercados em serviços, energia, finanças verdes e agricultura. Algumas das nossas atividades recentes, como avanço do projeto Rural Sustentável e a visita do Lord Mayor de Londres, na última semana, mostram que há muito interesse e resultados concretos a comemorar nesses setores”, afirma o embaixador. Ele destacou ainda investimentos importantes do Reino Unido no Brasil, como os £50 milhões do Fundo Newton, na área de pesquisa e inovação, e os £80 milhões do Fundo de Prosperidade até 2023, em energia, finanças verdes, cidades inteligentes e o apoio do Reino Unido ao ingresso do Brasil na OCDE.

Os participantes também falaram sobre as oportunidades de cooperação interparlamentar e a troca de visitas técnicas entre os países, os trabalhos conjuntos na área de defesa e segurança e a situação política na Venezuela. O embaixador também esclareceu aos parlamentares os trâmites em curso para a saída do Reino Unido da União Europeia.

O Grupo de Amizade Brasil-Reino Unido na Câmara dos Deputados foi criado em 1995 e é um dos mais ativos entre os grupos parlamentares de amizade internacional no Congresso Brasileiro. Além deste grupo, a Missão Diplomática do Reino Unido no Brasil também mantém intenso diálogo com os parlamentares no Senado Federal.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.