Entrevista com Lisa Venbrux-Bicentenário Brasil e EUA

Entrevista:

No âmbito de comemorações do Bicentenário Brasil e EUA, muitos eventos estão sendo organizados para celebrar a amizade histórica entre os dois países, sendo assim,O Mundo Diplomático foi até a embaixada americana em Brasília, conversar com a diplomata da área de comunicação Lisa Venbrux.

 

 Fabiana Ceyhan-Fale um pouco sobre os eventos planejados para o bicentenário neste ano de 2024

 

Lisa Venbrux- Este ano de bicentenário é muito importante para nós e será cheio de eventos por todo o ano, acho que é importante destacar o que temos em comum culturalmente, nossa herança cultural, teremos uma exposição de arte planejada para o final do ano que vai destacar artistas afro brasileiros e afro americanos. A política de igualdade e justiça racial é uma prioridade para o governo americano.

 

Em abril teremos uma exposição sobre a relação Brasil e Estados Unidos, em fotos que será em Brasília.

Teremos também um evento importante de esporte, da liga de futebol americano, que será em São Paulo. E um porta aviões da marinha, que será exibido no Rio de Janeiro.

 

 Sobre eventos

 

A exposição que mencionei antes será gratuita para o  público. Ainda não temos confirmação de quem vai participar. Obviamente, o Brasil é um destino importante para funcionários dos Estados Unidos, agora neste ano de bicentenário, mas também porque temos muitos investimentos no Brasil .E Claro, os Estados Unidos é o maior investidor no Brasil, de investimento direto, o que gera cera de  530.000 empregos .

 

Então, obviamente, é uma coisa muito forte que queremos fortalecer ainda mais este ano com nossos projetos também para lutar para os direitos de trabalhadores que temos uma parceria pelos direitos dos trabalhadores entre Biden e LULA.

 

 Fabiana Ceyhan- E quais as perspectivas futuras para essa relação? Como que você vê essa relação no próximo ano, nos próximos anos? O que tem se plantado agora para que aconteça no futuro?

 

 Lisa Venbrux- Vamos fortalecer o intercâmbio, especialmente o intercâmbio cultural, e acho que o centro dos nossos eventos e de nossos programas é sempre focado em pessoas. O intercâmbio entre pessoas, dos brasileiros e estadunidenses. Estes laços  são importantes porque são de emoção e  sabemos que essas relações se  tornam fortes quando são construídas  entre pessoas.

 

 Fabiana Ceyhan- E essa diplomacia já foi feita há muito tempo. Existe uma relação do Brasil com os Estados Unidos que independe de qualquer coisa, não acha?

 

 Lisa Venbrux- Sim, nós vimos que tem diferentes administrações, tem diferentes presidentes mas a relação com o Brasil é sempre muito forte.

 

 Fabiana Ceyhan-Existe a possibilidade, de nesse bicentenário das relações Brasil Estados Unidos,  recebermos uma visita, por exemplo, do presidente vir ou de alguém de alto escalão vir novamente. Recentemente tivemos algumas visitas, o Blinken também e  Secretários de Estado. Existe algum planejamento para esse ano?

 

  Lisa Venbrux- Definitivamente teremos visitas importantes, mas até o momento não temos confirmação do presidente ou de outro funcionário. Mas, obviamente, essas visitas para o Brasil são importantes para Washington, eles estão priorizando o Brasil. Como a visita de Blinken, que foi a primeira visita do secretário Blinken no Brasil e a secretária de Tesouro, Janet Yellen.

 

 Fabiana Ceyhan-O Brasil e  os Estados Unidos,  têm uma relação de mais de 200 anos. É uma relação muito longa, países que estão no mesmo continente. E como estão essas relações agora? Ela muda. Às vezes a gente sente que ela muda, às vezes de acordo com o governo. Mas agora, como estão?

 

 Lisa Venbrux-Agora as relações estão mais fortes que nunca. Já falei sobre o investimento e o comércio. Também já investimos muito no combate contra desmatamento na Amazônia, por exemplo. Usaid já investiu 300 milhões de doláres   para  combater o desmatamento. Temos vários projetos nessa área.

 

Fabiana Ceyhan-Eu vejo que a gente recebe muita pauta toda semana. Tem muita atividade interessante sobre pessoas, alunos que vão para programas nos Estados Unidos, jornalistas que vão para programas. Eu vejo que as relações bilaterais são realmente muito fortes.

 

E, obviamente, o turismo é parte disso. O turismo para estudantes. Ir para os Estados Unidos para intercâmbios educacionais. Então, no ano passado emitimos mais de 1 milhão e 100.000 vistos, foi difícil chegar ao  ponto de emitir esse número alto de vistos. Foi um recorde de emissão de vistos.

Obrigada Lisa, pelos esclarecimentos, desejo sucesso nas relações entre Brasil e EUA

Obrigada Fabiana, deixo a lista dos eventos programadas durante o ano, as relações com o Brasil são muito importantes para nós.

 

Abril: exposição itinerante de fotos sobre Heranças Compatilhada – Brasil /EUA – Brasilia + 15 cidades brasileiras
Maio: USS George Washington (CVN-73) porta-aviões – Rio de Janeiro
Maio: Beatbox house – https://www.beatboxhouse.com/ – Sao Paulo / POA
Junho: Daniel Ho – https://www.danielho.com/biography – Recife / Fortaleza
Setembro: segundo jogo da temporada da NFL – Sao Paulo
https://shp.csharmony.epsilon.com/pages/NFL_US/2024_Brazil_ROI/?ck=
Outubro: Exposição de arte afro-americana e brasileira – Sao Paulo

 

 

 

 

 

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.