Entrevista com o Embaixador de Cuba no Brasil Adolfo Curbelo Castellanos

 Como estão, hoje, as relações bilaterais entre Brasil e Cuba?

 

As relações estão avançando e se aprofundando em diversas áreas, o que é de grande importância para os interesses de ambos os povos. Os presidentes Lula da Silva e Diaz Canel realizaram quatro reuniões durante o ano de 2023, o que elevou o nível do diálogo político entre os dois governos. No mesmo período, os ministros brasileiros do Turismo; da Saúde; da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos visitaram Cuba e assinaram acordos de cooperação com seus homólogos cubanos, o que significou a retomada e, em alguns casos, a abertura de novas oportunidades para o desenvolvimento de laços políticos, econômicos, comerciais e científicos.

No contexto da celebração em Cuba da Cúpula do G-77 mais China, o Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, recebeu a visita oficial do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Revolução, em Havana.

Em seu discurso durante a Cúpula do G-77 mais China, realizada em Havana, o líder brasileiro disse que o Brasil “é contra qualquer medida coercitiva unilateral” e afirmou que “rejeitamos a inclusão de Cuba na lista de Estados patrocinadores do terrorismo”. No Debate Geral da 78ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, o presidente brasileiro enfatizou mais uma vez sua denúncia.

Na presença do presidente cubano Miguel Díaz-Canel e de altos funcionários do governo e da cultura da ilha, durante a cerimônia de abertura da 32ª Feira Internacional do Livro de Havana, que teve o Brasil como convidado de honra, a ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, ressaltou que esse evento fortalece as sólidas relações de amizade entre nossos países. Menezes ressaltou que seis mil textos publicados em espanhol foram levados à feira e expressou o desejo de seu governo de fortalecer a cultura e a leitura para promover a democracia no Brasil.

O Brasil abriu as portas de seu pavilhão na Feira Internacional de Havana (FIHAV) 2023, na maior participação brasileira na história do evento, realizado em Cuba. O presidente cubano Miguel Díaz-Canel visitou o pavilhão brasileiro, montado com o apoio da Apex Brasil, e percorreu os estandes das 57 empresas brasileiras participantes.

O Ministro do Ensino Superior de Cuba, Dr. C. Walter Baluja García, assinou um acordo de cooperação com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC) que desempenha um papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação em todos os estados da Federação Brasileira. Pelo lado brasileiro, o acordo foi assinado pelo Ministro da Educação do Brasil, Camilo Santana, e pela Presidente da CAPES, Denise Carvalho.

Brasil e Cuba formalizaram a retomada da cooperação científica com a reativação do Comitê Gestor de Ciência, Tecnologia e Inovação. Durante a reunião em Havana, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil desenvolveram um programa de trabalho focado em biotecnologia, bioeconomia, energias renováveis, soberania e segurança alimentar, clima, sustentabilidade e redes de educação e pesquisa.

Se realizou em Havana A reunião do Comitê Gestor Binacional de Saúde Brasil-Cuba (CGBBC) , com a presença dos Ministros José Angel Portal Miranda, da Saúde Pública e Eduardo Martínez Díaz, do CITMA, e Carlos Gadelha, Vice-Ministro da Saúde do Brasil. Durante três dias, os membros das delegações brasileira e cubana assinaram três acordos, a ata final e intercambiaram sobre a importância de promover a cooperação em saúde, inovação, biotecnologia e indústria farmacêutica e regulação de medicamentos, equipamentos e dispositivos médicos, com foco no desenvolvimento de uma saúde sustentável que conecte ciência e economia. A assinatura de um Memorando de Entendimento entre a BioCubaFarma e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) possibilitará a expansão de projetos de produção e inovação para a saúde. O Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia e o Centro de Imunoensaios assinaram protocolos de intenção para o desenvolvimento, monitoramento de estudos clínicos, registro e fornecimento de Heberprot-P e testes rápidos para o diagnóstico de anemia falciforme e doença de Chagas, respectivamente, com a entidade brasileira Bahiafarma.

Em 8 de março, foi assinado um acordo de cooperação bilateral entre os governos do Brasil e de Cuba para o desenvolvimento do projeto “Fortalecimento do Programa de Agricultura Urbana, Suburbana e Familiar” naquele país. O acordo foi firmado entre a Embrapa, o Ministério da Agricultura de Cuba e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e deve beneficiar cerca de 1,8 milhão de pessoas. O projeto é um dos resultados do Programa de Agricultura Urbana, Suburbana e Familiar (Pausuf), selecionado pelo governo cubano para receber cooperação técnica brasileira e será financiado pela ABC.

 

  •  Em quais áreas os dois países têm cooperação?

 

Desde março de 1987, Cuba e Brasil assinaram um Acordo Básico de Cooperação Científica, Técnica e Tecnológica, com um mecanismo de acompanhamento por meio de grupos de trabalho.

Esse grupo de trabalho realizou sua 13ª reunião em outubro de 2023 e, em março de 2024, foram assinados os projetos regulatórios.

Em setembro de 2023, durante a visita do Presidente Lula ao nosso país, no âmbito da Cúpula do G-77 mais China, foram assinados os seguintes documentos.

–  Protocolo de Cooperação em Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo Econômico e Industrial entre os dois Ministérios da Saúde.

–  Comunicação Conjunta entre os Ministérios da Ciência e Tecnologia.

–  Carta de intenções para o estabelecimento de um programa de cooperação internacional para o desenvolvimento na área agrícola.

Os dois países mantêm um intercâmbio de cooperação nos seguintes setores.

–  No comércio, com a exportação de gêneros alimentícios, matérias-primas e insumos para empresas estatais e empresas privadas de pequeno e médio porte.

–  Projetos para aumentar a produção agrícola para garantir a segurança alimentar do país.

–  Biotecnologia e Saúde, com o intercâmbio de conhecimentos, tecnologias e medicamentos.

–  Turismo, com um discreto aumento do número de turistas que visitam Cuba, mas com disposição e implementação de ações concretas pelas partes envolvidas.

–  Avaliação de projetos empresariais em modalidades de investimento estrangeiro.

–  Foram desenvolvidas ações de cooperação com o MST, associadas às esferas da Educação e do Esporte.

 

O governo brasileiro, sindicatos, organizações de solidariedade, empresários e outros bons amigos enviaram medicamentos e suprimentos médicos para Cuba durante a pandemia.

 

  • O que o brasileiro precisa pra visitar Cuba? Precisamos de visto? Que moedas devemos levar para câmbio ?

 

Para viajar a Cuba, os brasileiros precisam de um passaporte atualizado e do Cartão de Turismo, que pode ser adquirido nos Consulados em Brasília e São Paulo ou por meio de qualquer agência que comercialize o mercado turístico cubano e tenha contratos de serviço com esses Consulados.

É necessário ter seguro médico e estar vacinado contra a febre amarela.

Cuba aceita várias moedas estrangeiras: euro, dólar americano, libra esterlina, dólar canadense, peso mexicano.

O cliente pode levar cartões VISA ou Mastercard que não sejam de bancos dos EUA, os que o governo dos EUA não permite que sejam usados em Cuba devido ao bloqueio.

No entanto, a moeda estrangeira aceita em Cuba pode ser levada em dinheiro e, já no país, o cliente pode adquirir um cartão pré-pago em qualquer escritório da Casa de Cambio, CADECA. Esses escritórios estão localizados em todas as cidades do país, nos aeroportos,  hotéis de 4 e 5 estrelas ou perto dos alojamentos nos destinos turísticos.

–  Os cartões pré-pagos custam 4 dólares.

–  Eles são usados em todos os serviços de hotelaria, restaurantes e estabelecimentos comerciais que tenham cobrança pós-pagamento.

–  Sua validade é de cinco anos a partir do dia em que é adquirido e, como tem seu próprio código, pode ser usado por qualquer membro da família ou amigo que esteja interessado em transferi-lo ou emprestá-lo.

–  Ao deixar o país no aeroporto, o dinheiro deixado no cartão é reembolsado.

Ao fazer o câmbio para a moeda local (peso cubano), não há reembolso de moeda estrangeira no momento da saída.

Também se pode ter algum dinheiro em espécie, caso se precise de serviços em um estabelecimento particular que não trabalhe com cartões .

Qualquer banco em Cuba também oferece serviços de câmbio nas moedas estrangeiras mencionadas.

 

 

  O senhor poderia citar os melhores lugares recomendados para visitação?

 

 

Cuba tem uma riqueza natural e cultural variada que a torna única.

Desde suas mais de 300 praias paradisíacas de águas turquesas e transparentes, areia branca e fina, livres de sargaço, até locais naturais que são áreas protegidas, Parques Nacionais, Sítios Ramsar, Reservas da Biosfera, que hoje estão integrados a um Plano de Gestão para o desfrute dos visitantes e podem ser encontrados em cada região ou Destino Turístico.

Entre eles e próximos à capital:

–  Em Pinar de Río. Vale de Viñales, Complexo Las Terrazas. Terra do melhor tabaco cubano.

–  Ciénaga de Zapata em Matanzas. A melhor e mais preservada zona úmida do Caribe Insular.

–  Entre suas belas praias, Varadero, hoje o principal destino de sol e praia do país, foi premiada como uma das 10 melhores do mundo.

 

Em termos de cultura, destaca-se o patrimônio das cidades, que têm mais de 500 anos e são atrações turísticas. Sua capital, Havana, declarada cidade maravilha; Trinidad, no sul do país, na região central; e muitas outras espalhadas pela ilha, onde se pode apreciar as tradições e os costumes de um povo hospitaleiro, alegre e culto, que recebe bem os visitantes e os cativa, seu povo é único.

Sua arte, literatura, música e dança se destacam. É a terra da salsa, da rumba, do bolero e do danzón. Onde a trova tem seu espaço, o jazz, entre muitas outras manifestações.

Atualmente, os lugares mais visitados são a capital, seu centro histórico e o Capitólio. As visitas aos marcos gastronômicos e culturais cubanos, como a Bodeguita del Medio, El Floridita e Tropicana, são fundamentais para conhecer e desfrutar do país. Assistir à cerimônia do  Cañonazo às 21h00 no Morro Cabaña, na entrada do Porto de Havana.

Devido à sua proximidade, o destino de Varadero é obrigatório para aproveitar essa praia mágica. Visite lugares como a Mansão Xanadu, o Boulevard com suas casas de café, tabaco e rum, entre outras atrações e sua vida noturna, a excursão a Cayo Blanco, entre outras atrações.

Cuba foi premiada, por vários anos consecutivos, como o Melhor Destino Cultural do Caribe.

 

 

 

   Qual a melhor época do ano para brasileiros visitarem a Ilha?

 

Cuba é um eterno verão. Pode ser visitada em qualquer época do ano. Suas atrações, atributos e valores estão sempre disponíveis para aqueles que nos visitam.

Se você gosta de praia, a melhor época é, sem dúvida, de junho a setembro, com clima quente e onde o visitante pode combiná-la com o restante das atrações que podem ser encontradas na ilha.

 

 

 

6-  Poderia nos dar dicas de pontos históricos que podem ser visitados?

 

 

A história de Cuba é muito rica. Aqui estão os locais mais visitados pelos visitantes internacionais.

 

Na capital, Havana, os seguintes locais são imperdíveis:

 

Havana Velha, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1982, é o centro histórico da cidade de Havana, formado pelo porto e pelo centro oficial, a Plaza de Armas. Aqui você encontrará todos os tipos de monumentos antigos, fortalezas, igrejas, palácios, etc., pois está repleto de joias arquitetônicas autênticas de diferentes períodos e oferece uma das coleções mais completas de edifícios urbanos de toda a América. Somente essa área da cidade abriga quase mil edifícios de importância histórica, com diversos exemplos de arquitetura distinta que vão do barroco ao art déco.

Ao contrário das cidades coloniais típicas, Havana se desenvolveu não em uma, mas em quatro praças principais: a Plaza de Armas, que era o centro militar e defensivo com uma fortaleza e um grande pátio usado para desfiles militares; a Plaza de la Catedral, que, com sua catedral, era usada como centro religioso; a Plaza Vieja, que era o centro comercial com um importante mercado; e a Plaza de San Francisco de Asís, que era o principal ponto de exportação e importação com um porto para os navios espanhóis atracarem.

Havana Velha oferece uma grande variedade de atividades. Uma tradição imperdível na capital de Cuba é a cerimônia do Cañonazo. Isso começou há vários séculos, quando, para proteger a cidade de ataques inimigos, os portões eram fechados ao cair da noite, anunciando o fato com um tiro de canhão. Os canhões de onde são disparados são lindamente decorados e têm seus próprios nomes. Todos os dias, às 21:00, essa curiosa tradição acontece no Parque Morro Cabaña, do outro lado da baía.

Outro plano imperdível é uma visita ao La Bodeguita del Medio, provavelmente o restaurante mais conhecido da região. Ele tem sido frequentado por personalidades de todas as esferas da vida, que deixaram sua assinatura nas paredes. É o lugar ideal para experimentar o autêntico mojito cubano.

Um lugar onde o coquetel reina supremo, nesse caso o daiquiri, é o El Floridita. Classificado como o melhor lugar para experimentar essa deliciosa preparação pela Academia norte- americana de Ciências Gastronômicas, figuras ilustres como Ernest Hemingway passaram por suas mesas.

Caminhar pelas ruas e praças do centro histórico, como a Plaza de la Catedral ou a Calle Mercaderes, é a melhor maneira de descobrir essa bela cidade e seu incrível centro histórico, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Se quiser curtir a vida noturna, o melhor lugar para ir é a Plaza Vieja e a Calle Obispo, onde você encontrará os melhores lugares.

No entanto, se você quiser desfrutar de uma experiência única, a melhor época para ir é quando o Festival Internacional Habana Vieja: Ciudad en Movimiento (Havana Velha: Cidade em Movimento) é realizado no início de abril. Esse é um festival de dança que tem como objetivo aproximar a dança do público em geral e incentivar as pessoas a praticá-la. O destaque é que ele é realizado nas ruas da cidade, o que o torna uma experiência única.

O Capitólio Nacional de Havana é um dos símbolos mais notáveis da cidade, comparável ao Castelo do Morro, à Catedral de Havana e à imagem do perfil arquitetônico do Malecón de Havana. Ele foi considerado por alguns especialistas como um dos seis palácios mais importantes do mundo.

Memorial José Martí. Esse é o maior monumento construído em memória do Herói Nacional de Cuba, José Martí. Dentro de sua base, foi criado um museu que contém, de forma singular, a história dessa figura. Localizado na Plaza de la Revolución José Martí, seu mirante é considerado o ponto geográfico mais alto de Havana.

 

 

–  Em Matanzas:

 

Matanzas é a segunda maior província de Cuba depois de Havana e uma das que mais contribuíram para o desenvolvimento econômico da ilha. Está localizada na região oeste de Cuba e, com exceção das terras altas no noroeste e no centro da província, toda a superfície de Matanzas é plana. Com um clima tropical durante quase todo o ano, atrai muitos turistas em busca de sol e praia, já que Matanzas contém uma das pérolas mais valiosas de Cuba, Varadero.

A joia de Matanzas, a que traz mais fama à província, é a cidade cintilante de Varadero, com suas praias intermináveis, suas cadeias de hotéis chamativas e seu estilo de vida luxuoso. No entanto, Matanzas tem muitos outros lugares bonitos que não a desmerecem.

Se preferir algo mais autêntico, um reflexo mais verdadeiro da sociedade e um gostinho do sabor original cubano, a cidade de Matanzas é uma boa opção, com seus decadentes, mas charmosos, edifícios coloniais neoclássicos. Igrejas católicas, um teatro e vários museus são alguns exemplos dessas construções.

O pântano de Zapata encantará os mais aventureiros, pois é uma área úmida praticamente inexplorada, coberta por densa vegetação e povoada por pássaros e outros animais interessantes.

Do ponto de vista cultural, Matanzas é uma das áreas mais ricas de Cuba. Possui um grande número de museus que o esclarecerão sobre uma grande variedade de assuntos e você não deve ir embora sem visitá-los, como o curioso Museu Farmacêutico, o único do gênero nas Américas, o Museu Histórico Provincial e o emocionante Museu da Rota do Escravo.

Localizado a noroeste de Versalhes e construído em 1735, o Castelo de San Severino é uma esplêndida fortaleza com torres que foram construídas seguindo os padrões renascentistas italianos e franceses dos séculos XVI e XVII.

É considerado o edifício mais importante de Cuba desde o nascimento da cidade de Matanzas.

O Castelo de San Severino foi projetado para a função defensiva da cidade e do porto, portanto, segue o modelo de construção de um castelo medieval: um quadrado de dimensões perfeitas com parapeitos coroando seus vértices.

O castelo testemunhou o desembarque de escravos trazidos da África durante o século XVIII e, mais tarde, serviu de prisão para rebeldes cubanos, alguns dos quais foram executados na praça dentro da fortaleza.

O Castillo de San Severino serviu como prisão até relativamente pouco tempo atrás, na década de 1970. Atualmente, ele abriga o Museu da Rota do Escravo.

Se você decidir visitar esse impressionante edifício, desfrutará não apenas de uma interessante informação histórica e política do período, mas também de uma vista maravilhosa do mar que pode ser vista da praça.

 

 

–  Em Villa Clara

 

Estrategicamente localizada no centro da ilha de Cuba, Villa Clara sempre foi um núcleo de colonizadores e revolucionários que lutavam por benefícios materiais. Os piratas foram uma dor de cabeça durante os primeiros anos do colonialismo na primeira cidade da ilha, Remedios, que mais tarde foi abandonada devido a um grande incêndio. Mas sua demografia cresceu novamente com a chegada de colonos das Ilhas Canárias que trouxeram suas habilidades agrícolas para as plantações de tabaco.

Ernesto Che Guevara não nasceu nem morreu aqui, mas foi em Villa Clara que ocorreu a Revolução Cubana. Isso aconteceu em 1958, quando Che, com a ajuda de um esquadrão, descarrilou um trem blindado que transportava mais de 350 soldados armados do leste, libertando a capital, Santa Clara, do regime de Batista.

Esse lugar, um mosaico de campos de tabaco sombrios e lagos tranquilos, oferece muitos motivos para fazer uma pausa. A cidade de Santa Clara é um dos lugares mais visitados do país, repleta de locais históricos importantes da revolução cubana e lar de uma vida noturna repleta de desenvoltura  juvenil. Ao sul do movimento dessa cidade, encontramos a tranquilidade do reservatório de Hanabanilla, localizado nas montanhas Escambray.

A pacata Remedios é a cidade mais antiga de Villa Clara e só quebra sua paz durante o selvagem festival Las Parrandas. Mais ao norte, encontramos Caibarién, um vilarejo pitoresco com tradição pesqueira e povo hospitaleiro, onde é possível respirar a brisa fresca do mar durante todo o ano. Além disso, podemos desfrutar de uma infinidade de pequenas e paradisíacas ilhas de areia fina e água cristalina, o arquipélago de Cayerías del Norte, conectado a Caibarién por uma longa estrada construída sobre o mar.

 

 

–  Em Santiago de Cuba

 

Santiago de Cuba é a segunda cidade mais importante do país caribenho. Está localizada no sul da ilha e foi testemunha de importantes eventos históricos desde a época da colonização espanhola.

Fundada em 1515 pelo conquistador espanhol Diego Velázquez, a cidade mantém uma infinidade de lugares que lembram aquela época que mudou o curso da história da ilha e muitas outras que se seguiram, cuja importância se reflete na marca que deixaram na arquitetura, na arte e nas tradições dos Santiagueros.

Nessa cidade maravilhosa, você pode visitar o Museu do Ambiente Histórico Cubano, localizado ao lado do Parque Céspedes e muito próximo à Catedral de Nuestra Señora de la Asunción, ao Balcón de Velázquez e à Casa Diego Velázquez para saber mais sobre a era colonial.

Além disso, a cidade tem uma localização privilegiada na Baía de Santiago de Cuba, o que permitiu que ela fosse a primeira capital do país por um tempo. Foi aqui que os primeiros escravos negros chegaram a Cuba e, com eles, suas tradições, que ainda são preservadas e mantidas em locais como a Casa del Caribe e a Casa de las Religiones Populares (Casa das Religiões Populares).

Juntamente com a baía, o relevo da área oferece muitas oportunidades para desfrutar de paisagens maravilhosas enquanto se realizam atividades relacionadas ao turismo ecológico e de montanha. Dessa forma, é possível contemplar a incrível paisagem do Mar do Caribe a partir do Pico Turquino, as vistas verdes que podem ser vistas a partir do Gran Piedra ou as belas imagens da baía de Santiago de Cuba a partir do Cayo Granma ou do Castelo de San Pedro de la Roca, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1997.

Durante séculos, essa cidade testemunhou as diferentes lutas pela independência do país, bem como a revolução que ocorreu nos tempos turbulentos da segunda metade do século XX. Conhecida como a “Cidade Herói de Cuba”, ela tem lugares emocionantes que foram erguidos para homenagear todos aqueles que lutaram em cada um desses confrontos decisivos. Assim, você pode visitar o Cemitério de Santa Ifigênia, onde muitos dos heróis de Santiago estão enterrados ao lado de monumentos que comemoram seus feitos.

Além disso, a cidade honra a tradição generalizada de dedicar praças e parques a personalidades importantes da história cubana. Portanto, uma série de belos espaços abertos, como o Parque Céspedes, o Parque Histórico de San Juan y Árbol de la Paz ou o Parque Histórico Abel Santamaría, são o lugar perfeito para fazer uma pausa e absorver a atmosfera da cidade enquanto se contemplam os monumentos mais importantes.

Santiago de Cuba é uma cidade incrível composta por paisagens de tirar o fôlego, edifícios históricos interessantes, ruas animadas e coloridas repletas de cultura e tradições, lembranças de outra época que te encontram em cada esquina e pessoas amigáveis cujas raízes estão espalhadas por todo o mundo.

A religião também ocupa um lugar importante na cultura da ilha e é por essa razão que muitos dos edifícios mais interessantes estão relacionados a ela. Durante sua estada em Santiago de Cuba, você não pode deixar de visitar as diferentes igrejas que constituem um patrimônio histórico e arquitetônico para as gerações futuras. Entre as mais interessantes, você pode visitar a Catedral de Nuestra Señora de la Asunción, a Igreja de Nuestra Señora de los Dolores e a Igreja de San Francisco.

A Revolução Cubana foi um momento histórico de grande importância para toda a ilha, mas foi vivenciada com uma intensidade especial nessa área. Essa cidade foi o local escolhido para o levante de 1953 que ocorreu em uma ação conjunta em três fases liderada por Fidel Castro, Abel Santamaría e Raúl Castro, onde o Quartel Moncada, o Hospital Civil e o Palácio da Justiça foram atacados. Embora essa ação não tenha sido bem-sucedida, foi o início do processo que levou à derrubada do regime de Batista e culminou após dois anos e meio de luta de guerrilha, desde o desembarque do Granma em 1956 até janeiro de 1959, quando a Revolução derrotou o regime.

Se você estiver interessado nessa parte da história de Cuba, há muitos lugares que comemoram e mostram esse importante momento cubano. Desde o Museo de la Lucha Clandestina, a Plaza de la Revolución ou a Casa Museo de Frank e Josué País, até o Museo Granjita Siboney, nos arredores de Santiago de Cuba, e o Presidio Modelo localizado na Isla de la Juventud; esses são apenas alguns lugares onde os eventos relacionados à luta são explicados por meio da exibição de lugares e objetos usados naqueles tempos turbulentos.

Nos arredores de Santiago, você também encontrará inúmeros lugares onde poderá fazer todos os tipos de atividades, como caminhadas, montanhismo, acampamento e muitas outras atividades que podem ser realizadas cercadas pela beleza de tirar o fôlego que a natureza concedeu aos vários parques nacionais que protegem a área.          Vale a pena visitar o Parque Nacional Turquino, o Parque Nacional Gran Piedra e o Parque Nacional Baconao.

Você também pode encontrar um paraíso tropical em qualquer uma das muitas praias banhadas pelo Mar do Caribe que estão localizadas ao longo de toda a costa da região. Não perca a Praia Baconao, a Praia Cazonal ou o Centro Internacional de Mergulho Carisol-Los Corales para todas as atividades aquáticas que você adora, como mergulho, ou apenas para relaxar e aproveitar as areias brancas e as águas cristalinas do Caribe.

Na província, você também descobrirá vilarejos charmosos próximos à cidade, como El Cobre, El Oasis e Chivirico, entre uma longa lista de vilarejos interessantes; ou experimentará a vibrante vida noturna cubana nas ruas de Santiago de Cuba, em lugares míticos como a Calle Heredia ou a Casa de la Trova, onde a música não para de tocar a noite toda.

 

 

–  Em Pinar del Río.

 

Pinar del Río é a capital da província de mesmo nome, a mais ocidental de Cuba. Ela deve seu nome ao grande número de enormes pinheiros que você encontrará assim que entrar na província. Sua proximidade com Havana a torna um dos melhores lugares para começar a descobrir o arquipélago cubano. A província tem as áreas mais protegidas de Cuba, como o Parque Nacional Viñales e a Península de Guanahacabibes.

A posição magnífica de Pinar del Río a torna o lugar perfeito para descobrir grande parte da natureza de Cuba.

Se você quiser conhecer a fauna e a flora das montanhas, recomendamos que visite o Parque Nacional Viñales e deixe-se seduzir pelos morros que povoam a paisagem. Você também pode descobrir maravilhas naturais, como a Cueva del Indio (Caverna do Índio) ou o magnífico Mural da Pré-História.

Perto de Viñales, você pode visitar a Casa del Veguero, uma plantação de tabaco onde é possível admirar a maneira tradicional de cultivar esse precioso bem cubano. Para completar a visita, você pode continuar pela mesma estrada por cerca de 2 quilômetros até chegar ao Mirador los Jazmines, um dos melhores lugares para contemplar os morros em seu máximo esplendor.

Um dos lugares mais interessantes para visitar é o Palenque de los Cimarrones na Cueva de San Miguel, onde você pode aprender mais sobre as terríveis condições dos Cimarrones, os escravos que conseguiam escapar.

Se estiver procurando por alguns dias relaxantes na praia, você tem várias opções. Você pode ir para Cayo Levisa ou Cayo Jutías. Outra possibilidade, um pouco mais distante, é desfrutar de María la Gorda, um dos melhores pontos de mergulho em toda Cuba, o recife de coral onde você pode admirar o coral negro, uma espécie que é muito difícil de ver em outras áreas.

Inaugurado em fevereiro de 1868, o Cemitério de Santa Ifigênia, em Santiago de Cuba, abriga os restos mortais do povo de Santiago de Cuba há um século e meio, incluindo os de personalidades conhecidas como José Martí, José Maceo, Mariana Grajales, Frank País e Josué País, entre muitas outras figuras proeminentes. Os restos mortais do Pai da Pátria, Carlos Manuel de Céspedes, e do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz, também repousam ali.

Se  pode visitar o Mausoléu de José Martí, onde se diz que suas cinzas repousam sobre um punhado de terra de todos os países da América. Ele foi construído em um formato hexagonal e, em cada lado, uma janela permite a entrada do sol. Dessa forma, a luz do sol ilumina o túmulo durante todo o dia.

O cemitério foi declarado Monumento Nacional em 1979 devido ao precioso legado histórico, arquitetônico e cultural que guarda dentro de seus muros Durante um passeio tranquilo pelas aléas do cemitério, você poderá observar vários exemplos de arquitetura funerária requintada entre os túmulos de milhares de santiagueros.

 

 

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.