Secretaria de Assuntos Federativos lança livro sobre o Sistema Intermodal de Transporte Tietê-Paraná

A partir de coleta de dados e informações, livro apresenta diagnóstico acerca do uso e potencial do Sistema Intermodal de Transporte Tietê-Paraná. Em 2018, esse corredor intermodal de transporte formado por hidrovias, ferrovias e rodovias será responsável pelo transporte de carga de quase 9 milhões de toneladas

A Subchefia de Assuntos Federativos (SAF) lançou, nesta quarta-feira (12), no Palácio do Planalto, o livro “Sistema Intermodal de Transporte Tietê-Paraná: panorama e perspectivas”, que tem como proposta apresentar levantamento de dados e informações a respeito do principal modelo intermodal de transporte brasileiro e, como resultado, o diagnóstico sobre esse sistema de transporte. No lançamento foi apresentado o processo de trabalho para a construção do material.

Além do trabalho de coleta de informação e estudo sobre o Sistema Intermodal de Transporte Tietê-Paraná, a Subchefia de Assuntos Federativos tem atuado, mediante à articulação e à promoção de diálogos e de negociações entre os entes envolvidos com o tema, para assegurar o bom funcionamento das hidrovias Tietê e Paraná e dos outros modais pertencentes ao sistema.

A gerente de Regulação da Navegação Interior da Antaq, Patrícia Póvoa, parabenizou o trabalho e destacou com um dos pontos positivos da iniciativa, a repercussão do assunto na mídia.

O assessor Especial da SAF e coordenador geral do projeto, Palmínio Altimari Filho (Du Altimari), alertou os convidados de que as hidrovias brasileiras são responsáveis apenas por 1% da carga que é transportada no Brasil. O coordenador geral enfatizou a importância de se dar continuidade a este trabalho de promoção do sistema intermodal de transporte brasileiro. “Tem que haver uma organização de fora para dentro do governo em relação a essa questão da hidrovia no Brasil. Sobre quem fala em nome da hidrovia no Brasil. E foi esse o objetivo do nosso trabalho: tentar dar credibilidade e visibilidade a essa questão, além de colocá-la na pauta nacional”, concluiu ele.

Além da equipe da SAF, compuseram a mesa de apresentação do evento o chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério das Cidades, Reinaldo Takarabe, e representando a Secretaria Nacional de Transportes Terrestre e Aquaviário (SNTTA) do Ministério dos Transportes, o diretor de Departamento de Gestão da Informação de Transportes Terrestre e Aquaviário, André de Araújo, e o coordenador-geral de Informação, Antônio Mauricio Ferreira Netto.

Proveniente de uma grande reportagem, também realizada pela Subchefia, o livro “Sistema Intermodal de Transporte Tietê-Paraná: panorama e perspectivas” foi escrito e produzido pelo assessor de comunicação da SAF, Marcílio Souza. O projeto também contou com a apoio das prefeituras de Pederneiras/SP e Araçatuba/SP.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.