Assinatura do acordo entre Sérvia e Brasil

Fotos: Ministério das Relações Exteriores

Assinatura do Acordo sobre o exercício de atividades remuneradas por parte de dependentes do pessoal diplomático, consular, militar, administrativo e técnico de representações diplomáticas e consulares entre a R.Sérvia e Brasil, 13 de dezembro de 2018.

O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes Ferreira e o Embaixador da Sérvia no Brasil, Veljko Lazic, assinaram o Acordo sobre o exercício de atividades remuneradas por parte de dependentes do pessoal diplomático, consular, militar, administrativo e técnico de representações diplomáticas e consulares entre a Sérvia e Brasil no dia 13 de dezembro de 2018. A assinatura do acordo, no ano em que se completam 80 anos de relações diplomáticas entre os dois países, confirma mais uma vez as boas e amistosas relações de dois países geograficamente distantes, mas muito próximos.


Em uma conversa antes da cerimônia de assinatura, nas instalações do Gabinete do MRE do Brasil, o Embaixador Veljko Lazic informou resumidamente ao Ministro Aloysio Nunes Ferreira sobre assuntos atuais na República da Sérvia е sobre alguns aspectos das relações bilaterais. O Ministro Aloysio Nunes expressou sua satisfação com a assinatura do referido Acordo e manifestou a expectativa de que a cooperação entre a Sérvia e o Brasil se estreitará no futuro.


Para a Sérvia, o Brasil é o principal parceiro na América Latina. Entre os nossos países sempre existiram ótimas relações. A nossa cooperação no cenário internacional e troca de apoios para as candidaturas nos órgãos internacionais, bem como o apoio brasileiro à soberania e integridade teritorial da Sérvia. A Sérvia sempre buscou resolver as questões abertas pelo diálogo, negociação e entendimento mútuo, e não com medidas unilaterais.


A Sérvia quer continuar a desenvolver relações bilaterais com o novo Governo do Brasil em todos os campos de interesse mútuo, especialmente na área da cooperação comercial.

A posição central e favorável da Sérvia no Sudeste da Europa, a rede de acordos de livre comércio, sua infraestrutura e capacidade econômica, uma força de trabalho qualificada baseada em um sistema educacional tradicionalmente valorizado, estimulando as condições de investimento, possibilitam que a Sérvia seja um ponto de projetos mútuos e inserção conjunta em terceiros mercados, com mais de um bilhão de consumidores.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.