Prêmio Suíço de Sustentabilidade e Inovação no Brasil

O tema da sustentabilidade é uma prioridade da política exterior da Suíça e uma questão especialmente relevante no Brasil. No âmbito da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, a Suíça e o Brasil promovem um desenvolvimento sustentável, que leva em consideração o equilíbrio entre a preservação e proteção do meio ambiente e integra uma economia inovadora e um crescimento inclusivo. A inovação é um elemento determinante tanto na Suíça, país mais inovador do mundo da última década, como no Brasil, que tem reconhecido a importância de implementar políticas e iniciativas em favor da inovação.

O Brasil representa um contexto interessante e desafiador, onde desenvolvimento econômico e comércio internacional estão fortemente vinculados à sustentabilidade. Atores de ambos países trabalham em mais de 120 iniciativas no Brasil para atingir objetivos de sustentabilidade ambiciosos, que combinam o melhor da inovação suíça e da criatividade brasileira.

Com base nessas constatações, os atores suíços no Brasil, liderados pela Embaixada da Suíça, a SWISSCAM – Câmara de Comércio Suíço-Brasileira, a Swissnex, o Instituto Ekos e o Swiss Business Hub criaram um Grupo de Trabalho de Sustentabilidade (GTS) que tem como principal objetivo identificar sinergias e reunir ações e iniciativas conjuntas com o setor privado, acadêmico e da sociedade civil, bem como construir pontes de diálogo e intercâmbio entre atores suíços e brasileiros.

A primeira iniciativa do GTS é a criação do Prêmio Suíço de Sustentabilidade e Inovação.

O objetivo geral é criar o primeiro prêmio de sustentabilidade e inovação unindo as fortalezas de gestão estratégica pautadas na transição para um modelo de negócio sustentável, tecnológico e inovador, além de fomentar potenciais colaborações na área de sustentabilidade corporativa entre o Brasil e a Suíça.

Os objetivos específicos são: (I) reconhecer e fortalecer uma empresa brasileira e uma empresa suíça que possuem a gestão de sustentabilidade dentro de seu modelo de negócio como parte integrante da sua estratégia e cultura institucional; (II) identificar e reconhecer uma startup brasileira e uma startup suíça que poderão contribuir para a solução de um Desafio de inovação aberta em sustentabilidade.

Para o Prêmio de Sustentabilidade para empresas, a metodologia desenvolvida para avaliação das empresas participantes se baseará em uma série de perguntas que estarão divididas nas seguintes dimensões: ambiental, social, inovação, governança e ética. Assim como, após aplicação metodológica, um Conselho Técnico de Sustentabilidade Corporativa fará uma avaliação dos cases das empresas finalistas. Todas as empresas de grande porte brasileiras e suíças estão aptas a se inscreverem no prêmio.

O desafio de “Inovação Aberta para Startups” identificará, a partir de um Conselho Técnico de Inovação, startups que ofereçam soluções para desafios de sustentabilidade no Brasil, com foco na valorização dos resíduos gerados pelas operações do setor privado. O regulamento do Prêmio Suíço de Sustentabilidade e Inovação será divulgado no website oficial www.premiosuico.com.br, disponível no mês de fevereiro de 2023.

Cronograma do Prêmio de Sustentabilidade e Inovação para empresas

16/01/23:

  • Divulgação

13/02/23 – 15/03/23:

  • Manifestação de interesse das empresas e lançamento da chamada e período de inscrições

16/03/23 – 14/04/23:

  • Envio das respostas ao questionário metodológico

16/04/23 – 31/05/23:

  • Avaliação e seleção de empresas

04/07/23:

  • Anúncio dos vencedores e cerimônia de premiação na Embaixada da Suíça em Brasilia na presença das autoridades e dos representantes do setor privado

Cronograma do Desafio de Inovação aberta para Startups

16/01//23:

  • Divulgação

16/02/23 – 15/03/23:

  • Lançamento da chamada e período de inscrições

31/03/23:

  • Divulgação aos três finalistas brasileiros e suíços

04/07/23:

  • Pitch dos finalistas, anúncio dos vencedores e cerimônia de premiação na Embaixada da Suíça em Brasilia na presença das autoridades e dos representantes do setor privado

O Prêmio de Sustentabilidade e Inovação é uma iniciativa conjunta entre a Embaixada da Suíça, a SWISSCAM – Câmara de Comércio Suíço-Brasileira , a Swissnex no Brasil, o Instituto Ekos e o Swiss Business Hub.

Compartilhe

Brasília in Foco