Embaixada da China no Brasil celebra o Ano Novo Chinês em Brasília

Apresentacões musicais, exposicão, culinária chinesa de alto padrão e interação com o novo embaixador da China no Brasil marcaram a celebração do Ano Novo Chinês na capital Federal. O evento foi no Clube Naval. Na Ocasião, o Embaixador ZHU Qingqiao proferiu um discurso importante para as relações Brasil e China

“Em poucos dias, vamos iniciar um novo ciclo no calendário chinês, o Ano do Coelho. Neste momento especial, ao lado dos colegas da Embaixada e das três Cônsules-Gerais da China em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Recife, tenho a grande satisfação de estar com todos vocês, representantes da comunidade e de empresas chinesas, assim como jornalistas, professores voluntários de mandarim e estudantes chineses no Brasil. Dou boas-vindas também aos amigos brasileiros que se juntam a nós para comemorar o Ano-Novo Chinês. Em nome desta Embaixada e dos três Consulados-Gerais, gostaria de saudar os compatriotas e os amigos brasileiros, desejando a todos e a suas famílias paz, saúde, felicidade e realizações!

Assumi esta Embaixada já há mais de um mês. Para mim, é um privilégio e uma alegria me reunir hoje com tantos amigos, velhos e novos. O momento é especial também porque se trata do primeiro grande evento presencial que esta Embaixada organiza desde o início da pandemia há quase rês anos. A solidariedade e a perseverança nesses três anos nos aproximaram ainda mais e consolidaram a nossa amizade.

“Nada é fácil sem grandes esforços.” E 2022 foi exatamente um ano de árduos trabalhos para a China. O bem-sucedido 20o Congresso Nacional do Partido Comunista da China elegeu uma nova liderança central com o camarada Xi Jinping como núcleo, e traçou um plano ambicioso para alcançar um Estado socialista integralmente modernizado e a grande revitalização da nação chinesa através de uma modernização ao estilo chinês. Implementamos de forma abrangente o novo conceito de desenvolvimento, promovemos um crescimento de alta qualidade e mantivemos um bom funcionamento da nossa economia. Viemos otimizando as medidas sanitárias conforme a evolução da pandemia para preservar, ao máximo possível, a vida e a saúde da população, assim como para minimizar o impacto negativo da pandemia no desenvolvimento econômico e social. Realizamos com sucesso os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de Beijing, celebramos o 25º aniversário do retorno de Hong Kong à pátria e lutamos resolutamente contra os atos secessionistas da “independência de Taiwan” e a interferência de forças externas. Vamos levar adiante a diplomacia de grande país com características chinesas para manter a estabilidade geral do ambiente externo. A China de hoje é um lugar onde os sonhos estão ligados à realidade, é uma terra cheia de vigor e energia e um país que preserva seu espírito nacional.

“O capim robusto resiste à ventania, o verdadeiro ouro passa no teste do fogo.” O ano de 2022 testemunhou o avanço das relações sino-brasileiras vencendo ondas fortes. Foi um ano turbulento no cenário global com mudanças intrincadas e novos riscos e desafios globais. Foi nesse complexo contexto que a Parceria Estratégica Global entre a China e o Brasil completou seus dez anos. Em meio à anêmica recuperação da economia mundial, o comércio sino-brasileiro criou um novo recorde histórico, ultrapassando pela primeira vez a casa dos US$ 150 bilhões. Já a cooperação bilateral em investimentos cresceu, expandindo-se das áreas tradicionais para novas frentes como alta tecnologia e setores verdes com baixa emissão de carbono. Semanas atrás, o presidente Xi Jinping enviou uma carta de felicitações ao presidente Lula, e designou o vice-presidente Wang Qishan como seu representante na cerimônia de posse. Na reunião bilateral, os dois lados alcançaram importantes consensos sobre o desenvolvimento das relações China-Brasil. Na nova era, esse relacionamento maduro, estável, dinâmico e mutuamente benéfico vai liberar mais energia positiva para trazer mais bem-estar aos dois países e seus povos.

O desenvolvimento da China não seria possível sem o trabalho e a união das comunidades chinesas radicadas no Brasil e no mundo inteiro. Mesmo a milhares de quilômetros de distância, os chineses do ultramar jamais se afastam da pátria. Nesse último ano, foram vocês que defenderam a justiça quando a reunificação nacional foi desafiada. São vocês que se orgulharam das novas realizações no crescimento chinês. São vocês, também, que nos emocionam com seu amor e carinho pela terra natal.

Graças aos esforços dos chineses radicados no Brasil, o relacionamento sino-brasileiro conheceu um desenvolvimento constante. Nesse último ano, a comunidade promoveu a amizade bilateral valendo-se dos próprios diferenciais, empresas chinesas levaram adiante projetos de cooperação, jornalistas facilitaram a troca de informações de forma inovadora, e professores de mandarim e estudantes chineses estão na linha de frente da aproximação entre os dois povos. Vocês são os mais respeitáveis emissários da China.

Obviamente, tanto o crescimento da China como o desenvolvimento das relações bilaterais também contaram com o forte apoio de amigos brasileiros em todos os setores da sociedade. Gostaria de reiterar que por mais que a China se desenvolva, nós sempre prezaremos a paz e o progresso, sempre valorizaremos nossos amigos e parceiros. Estaremos sempre no lado certo da História em prol do progresso da civilização humana. Estaremos sempre ao lado de vocês para construir uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade.

Caros compatriotas e amigos,

Este ano marca o início da implementação das diretrizes definidas pelo 20º Congresso do Partido, assim como uma nova fase na Parceria Estratégica Global China-Brasil. O desenvolvimento da China e as conquistas nas relações bilaterais de hoje resultam dos sucessivos esforços das gerações anteriores. O bastão dos tempos já passou para nossas mãos. São nossa causa comum e nossa responsabilidade compartilhada construir uma China cada vez mais próspera e aberta e uma relação sino-brasileira mais madura e robusta.

A grande revitalização nacional conta com o trabalho de cada um. O caminho à frente não será fácil, porém, desde que todos os chineses trabalhemos unidos seremos capazes de acionar uma força poderosa para superar as dificuldades e avançar com determinação. Espero que os compatriotas aqui no Brasil possam enaltecer as melhores tradições da nação chinesa e trabalhar com confiança e convicção para incorporar suas aspirações pessoais na missão histórica da revitalização nacional da China.

O avanço das relações sino-brasileiras também conta com o trabalho de cada um. Na era da informação, cada chinês pode ser um emissário da China; cada amigo brasileiro pode ser um porta-voz da amizade sino-brasileira. Assim, é de vocês que vem o apoio sólido a este relacionamento bilateral. Espero que chineses e brasileiros possam unir forças e criar maior sinergia para consolidar o entendimento e a amizade entre as duas nações, intensificar a interação e parceria em todos os setores entre os dois países e se empenhar para abrir um capítulo promissor nas relações China-Brasil na nova era.

Meus colegas da Embaixada e dos Consulados e eu próprio estamos à disposição de todos para intensificar os diálogos com a comunidade chinesa e os amigos brasileiros. Estamos juntos nesta jornada!

Antes de finalizar, quero desejar prosperidade à China e ao Brasil, os dois grandes países! Felicidade e bem-estar a chineses e brasileiros! E um futuro promissor para as relações sino-brasileiras! “

O Ano Novo Chinês, ou Festa da Primavera, é a data mais importante para todos os chineses e ganha cada vez mais relevância “à medida que a influência da China se espalha pelo mundo e o intercâmbio cultural aumenta afirmou a jornalista do Brasília in foco Fabiana Ceyhan que acompanhou o evento no Clube Naval.

Comunidade chinesa em Brasília
Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.