Peru comemora aniversário da bebida Pisco Sour e Embaixada promove evento em Brasília

pisco sour é uma bebida típica da gastronomia sul-americana, especialmente do Peru , preparado à base de pisco e  limão. O nome vem da união das palavras pisco, um tipo de aguardente de uva) e “sour” (referindo-se à família de coquetéis que usam limão como parte de sua receita). 

A Embaixada Peruana em Brasília, promoveu um evento, no dia 13 de fevereiro para comemorara os 104 anos da existência da bebida e ofereceu também 3 tipos de ceviches( comida típica peruana) aos convidados que puderam também assistir a uma demonstração de como fazer o Pisco Sour .

Origem

A origem deste coquetel é controversa entre os especialistas. O Chile e o Peru apresentam versões diferentes quanto a origem da bebida.

No Peru, desde 2004, é celebrado um feriado anual estabelecido no primeiro sábado de fevereiro, chamado de o Dia do Pisco Sour. A bebida é declarada no país como patrimônio cultural.

Entretanto, dependendo da região, a bebida é preparada com uma receita diferente da tradicional, e com algumas variações no resto dos seus ingredientes básicos.

Muito popular no Peru e Chile, a bebida tem receita diferente em ambos. A diferença principal é que a receita peruana, inclui o ovo, enquanto que a chilena não costuma usar esse ingrediente.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.