“O jogo de Xadrez é um exercício fabuloso para a mente” afirma Embaixador da Argentina

Daniel Scioli foi Deputado, Governador de Buenos Aires, Vice-Presidente e candidato a Presidente da Argentina com uma quantidade muito expressiva de votos. Sua carreira foi baseada na promoção do esporte como inclusão social

A Embaixada da Argentina no Brasil realizou um evento nesta sexta- feira (15), que reuniu várias crianças de escolas do Distrito Federal, da Confederação e Federação de xadrez.

O Embaixador Daniel Scioli, quando foi deputado, foi autor de projetos na Argentina que incluem o Xadrez na grade curricular de crianças, e em entrevista a jornalista Fabiana Ceyhan, o político , falou da importância desta atividade.

“A partir de minha experiência pessoal, eu sempre promovo o esporte como fator de integração e inclusão social. Mas o xadrez tem uma particularidade que ajuda muito na vida, como a resolução de problemas e a pensar de forma correta. O poder educativo e pedagógico do xadrez já foi provado, ele ajuda a administrar o tempo, e também tomar decisões.

O xadrez sempre esteve presente na minha vida. Como embaixador da Argentina no Brasil, eu promovo o que é importante para meu país e fiquei surpreso pelo fato de que, numa sexta – feira, no fim do dia, tantas crianças e pessoas compareceram à Embaixada para participar deste torneio de xadrez.

Recado : Enquanto essas crianças estão jogando xadrez, elas estão ativando suas mentes, pensando e procurando soluções, elas poderiam estar nas ruas fazendo outras coisas, mas o xadrez as incentiva como uma academia fabulosa para a mente!

Já a Senadora Nilda Gondim, fez a seguinte afirmação:

“Existem momentos na vida de uma pessoa que ela se sente verdadeiramente realizada. Este para mim, foi um deles. Fui convidada pela Embaixada da República Argentina para o Torneio de Xadrez, “Copa Confraternização Argentina-Brasil 2021”, devido ao projeto de lei que apresentamos no intuito de levar o xadrez para todas as escolas do Brasil.

Coincidências da vida, fiquei feliz em saber que o Embaixador Daniel Scioli, à época, como Deputado na Argentina, apresentou projeto similar ao nosso.

Foi muito bom conhecer o Prefeito Delegado Cristiomário Medeiros de Planaltina/GO que já abraçou a causa e hoje o jogo está em cinco escolas, estendendo-se logo mais para várias outras.

Ver os enxadristas se deliciando com o jogo e aprender mais sobre a sua história me fez refletir em como o ser humano pode evoluir e sempre se aprimorar, e como nós, como representantes do povo, temos o dever de incentivar práticas benéficas para, em especial, os jovens de nosso país.

Agradeço a todos que entraram em contato conosco nas pessoas do Embaixador da República Argentina, Daniel Scioli, da secretária, Sônia Mota, e do Sr. Pablo de Angelis, ministro conselheiro da Embaixada.

Foi um prazer estar presente e participar da partida que dá início ao torneio. Tive ainda a oportunidade de jogar com o Grão Mestre, M. G. Miguel Quinteros, que veio da Argentina para dar aula a 25 crianças brasileiras de todas as idades, inclusive, vi uma criança de cinco anos ser campeão no grupo dele.


A Senadora e o Embaixador participaram de uma rodada do jogo e o Grão-Mestre Argentino, Miguel Quintera jogou com as crianças do DF.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.