Ministério da Ecologia e Recursos Naturais do Azerbaijão afirma que há 4 rios contaminados quimicamente

Recentemente, o Ministério da Ecologia e Recursos Naturais do Azerbaijão analisou as amostras de água retiradas de quatro rios transfronteiriços na área dos territórios libertados. A análise que foi realizada em um laboratório SGS credenciado e certificado internacionalmente na Alemanha revelou que todos os quatro rios foram significativamente poluídos pela Armênia, com o nível mais severo de poluição registrado no rio Okhchu, o afluente esquerdo do rio Araz, que leva tem origem na Armênia e passa pela região de Zangilan, no Azerbaijão.

Divulgando um vídeo do rio em uma postagem no Tweeter em 2 de julho, o Ministério afirmou que as empresas e agências que têm responsabilidade direta em causar a poluição do rio devem interromper imediatamente suas atividades. A aparente cor amarelo-ácido do rio no vídeo atesta sua contaminação com metais pesados ​​como cobre, molibdênio, manganês, ferro, zinco cromo e etc.

Hikmet Hajiyev, Assistente do Presidente da República do Azerbaijão, Chefe do Departamento de Assuntos de Política Externa da Administração Presidencial também expressou sua preocupação em relação ao assunto em um post no Twitter no mesmo dia que dizia: “A água tem sido chamada de“ a mineração mais comum vítima ”. # O rio Okhchu, que flui da Armênia para o Azerbaijão, está se revelando uma catástrofe ambiental. Contaminação química pesada como resultado da # indústria de mineração da Armênia. As empresas responsáveis ​​devem interromper suas atividades. ”

Fonte: The London Post
Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.