Governo do Cazaquistão divulga amanhã novo plano de governo

O governo do Cazaquistão divulgará  amanhã um plano para iniciar a execução das medidas apresentadas pelo presidente Kassym-Jomart Tokayev , recém eleito no país.

Tokayev promete melhorar a administração pública, proteger melhor os direitos dos cidadãos, diversificar a economia, apoiar micro e pequenas empresas, modernizar o sistema de seguridade social e desenvolver as vastas regiões do país.“Vamos introduzir mudanças no sistema educacional nas áreas rurais para melhorar as condições de trabalho dos professores nas escolas com falta de pessoal. O governo foi instruído a desenvolver o roteiro para apoiar crianças superdotadas, analisar o treinamento de especialistas que não são procurados. Também estamos introduzindo emendas aos atos legais no desenvolvimento da ciência ”, afirmou  o presidente.

” Há quase 30 anos, declaramos nossa independência, cumprindo assim o sonho secular de nossos ancestrais. Ao longo dos anos, sob a liderança do Primeiro Presidente do Cazaquistão, Líder da Nação Nursultan Nazarbayev, nosso país se tornou um estado estável e expoente no mundo.Por meio de uma forte unidade, fortalecemos nossa independência e criamos condições para melhorar o bem-estar de nosso povo.Esse foi um período para que se estabelecesse o progresso, a paz e a harmonia. Nosso modelo de desenvolvimento foi reconhecido em todo o mundo como o modelo do Cazaquistão, ou o modelo de Nazarbayev. Agora temos a oportunidade de multiplicar as conquistas de nossa Independência, e levar o país a um nível qualitativamente novo de desenvolvimento. Seremos sim capazes de atingir esses objetivos, garantindo a continuidade da política do Líder da Nação e realizando reformas sistêmicas.Todos aqui sabem que essa foi a base do meu programa eleitoral. Hoje, os órgãos governamentais estão realizando todo o trabalho necessário para que isso seja implementado. Certamente cumprirei minhas promessas feitas ao nosso povo. Nosso trabalho deve prosseguir com a implementação plena das cinco reformas institucionais e do Plano de Nação, desenvolvido por Líder da Nação. O trabalho da Comissão Nacional de Modernização que ele havia estabelecido deve ser retomado. Em seguida, gostaria de expressar minha opinião sobre a implementação de nossas tarefas comuns, em particular sobre a minha plataforma eleitoral.

 

І. UM ESTADO MODERNO E EFICIENTE

A transformação política que prometi será gradual e constantemente, levando em consideração os interesses do nosso país e do nosso povo. A experiência mundial mostra que uma liberalização política radical e aleatória leva à desestabilização do equilíbrio político interno e até à perda da governabilidade. Portanto, a ideia é implementar reformas políticas sem “pular etapas”, mas de maneira consciente, consistente e ponderada. Nosso princípio fundamental é que as reformas econômicas não podem ser bem-sucedidas sem levar em conta a modernização da vida social e política do país. “Um Presidente forte, um parlamento forte, um Governo responsável.” Este não é um fato consumado, mas um objetivo que devemos avançar em breve.Esta fórmula do sistema político é a base da estabilidade do Estado.

Nossa tarefa comum é implementar o conceito de “Estado alerta” que responde de forma rápida e eficiente a todas as solicitações construtivas dos cidadãos. Somente através de um diálogo constante entre o governo e a sociedade é que um estado harmonioso pode ser incorporado no contexto da geopolítica moderna. Portanto, é necessário apoiar e fortalecer a sociedade civil, envolvê-la na discussão dos problemas nacionais mais urgentes, visando resolvê-los.É para esse fim que o Conselho Nacional de Confiança Pública, representativo em sua composição, foi estabelecido e trabalhará rotativamente. Essas  foram as palavras iniciais do Presidente Tokayev ao anunciar as novas medidas  que também visam um aperfeiçoamento da legislação, desenvolvimento agroindustrial , diversificação da economia e assegurar direitos aos cidadãos das aldeias e das zonas urbanas.

“O conceito de 2030 para proteger as crianças será desenvolvido. Com isso, esperamos o declínio nas taxas de criminalidade entre crianças e o declínio nos casos de suicídio. O trabalho será realizado com os órgãos executivos locais ”,

“Isso levanta questões sobre por que os voos da nossa principal transportadora aérea (Air Astana) nas rotas mais populares são muito mais caros e às vezes chegam a 30% do que [ao longo de distâncias comparáveis] na Europa. O que explica o alto custo dos serviços em nossos aeroportos? Por que o custo do combustível de aviação para as transportadoras estrangeiras nos aeroportos é maior do que para as domésticas? Isso prejudica a indústria aeronáutica do Cazaquistão e o potencial de trânsito do país, pois perde sua competitividade internacional “, afirmou o líder  em evento prévio informativo sobre o lançamento oficial das novas medidas que será em 7 de setembro de 2019.

 

 

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.