Goût de France está de volta

Entre 14 e 22 de outubro, cidades mundo afora se unirão em torno da gastronomia francesa, da arte da boa mesa e de uma alimentação sustentável, consciente e cheia de sabores.

Goût de France 6ª edição: “Bom para o paladar. Bom para o planeta”

Após um ano marcado por uma crise sanitária sem precedentes, que limitou o funcionamento de bares, restaurantes e cafés em todo o mundo, o Goût de France volta para uma 6ª edição. Diferentemente dos anos anteriores, quando o festival aconteceu em um único dia, em 2021 teremos uma semana inteira para celebrar a retomada dos encontros, dos jantares, dos cafés com amigos.

De Paris à Brasília – Com o apoio das embaixadas e dos consulados da França ao redor do mundo, o Goût de France convida chefs dos cinco continentes a prepararem menus que celebram não apenas a gastronomia francesa, mas o jeito francês de estar à mesa. Em sua 6ª edição, o Festival faz uma homenagem à região do Vale do Loire, conhecida pelos seus castelos e vinhos, e também celebra o aniversário de 10 anos da inclusão da gastronomia francesa na lista do patrimônio imaterial da humanidade, pela Unesco.

Vinte e dois restaurantes da circunscrição de Brasília participam este ano (21 em Brasília e um na Chapada dos Veadeiros). Eles apresentam um menu composto de, pelo menos, três etapas: entrada, prato principal e sobremesa ou prato de queijos, bem à la française. Alguns estabelecimentos oferecem também refeições harmonizadas com vinhos. Pratos típicos da França aparecem revisitados e ganham a companhia de ingredientes tipicamente brasileiros.

Não há um valor único para os menus, cada estabelecimento determina o preço em função do que será oferecido, sempre propondo pratos bem estudados, com ingredientes de primeira qualidade. Cabe a cada restaurante escolher também em quais dias oferecerá o menu do Festival.

Gastronomia do amanhã – Em 2021, o Goût de France celebra não só a gastronomia francesa, com seus rituais, sua apresentação e seu savoir faire, mas também a sustentabilidade. Ela está no coração desta 6ª edição que coloca em evidência a gastronomia do amanhã, fruto de uma cozinha responsável que valoriza os produtores locais, as cadeias curtas de fornecedores e os produtos da estação. A gastronomia do amanhã é uma gastronomia sensível, consciente, que tem força de mudança e é portadora de uma mensagem universal para as gerações futuras, a de proteger o planeta e suas riquezas.

Restaurantes participantes – circunscrição Brasília:

Aquavit

Daniel Briand Pâtissier e Chocolatier Dudu Bar

Cantucci Osteria Iacina Gastronomia

L´Amour du Pain / Saveurs et Traditions Montagnarde La Boulangerie

La Chaumière La Fleur Bistrô

L’Alcofa (Pousada Inácia – Chapada dos Veadeiros) Le Jardin Bistrot

Nossa Cozinha Bistrô Restaurante Downtown Senac Sagrado Mar

Sallva Bar & Ristoranti Santé 13

Santé Lago Saveur Bistrot Taypá

The Queen’s Place – Greenhouse Ticiana Werner Restaurante Vinalla Vinhos e Bistrô

Ticiana Werner Restaurante

Vinalla Vinhos e Bistrô

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.