França comemora a data nacional em Brasília – 14 de julho-

A  Missão diplomática da embaixada da França em Brasília comemorou  com uma grande recepção , a data nacional do país. Embaixadores e diplomatas de vários países, militares brasileiros e estrangeiros, autoridades brasileiras e amigos da França estiveram presentes no evento. Em seu discurso o Embaixador Michel Miraillet enfatizou a importância e solidez da relação França e Brasil, mencionou também que a França ,apesar de problemas com o terrorismo, é um país que sempre acolheu muitos e prioriza valores humanos , sem distinções . A  festa contou com vários pratos  doces e salgados da culinária francesa, muita música e dança . Os convidados se divertiram muito e ficaram até bem tarde no evento.

Fatos Históricos:

Festa nacional francesa, ou Dia da Bastilha, é um feriado nacional francês celebrado anualmente a 14 de Julho  em memória ao episódio histórico da Tomada da Bastilha, em 1789, quando teve início o caráter popular da Revolução Francesa. As comemorações desse feriado consistem em grandes celebrações e paradas militares por todo o país, com destaque para o desfile militar da Champs-Élysées de Paris, prestigiado pelo Presidente da República.

A atual Festa Nacional é um desenvolvimento da Festa da Federação (Fête de la Fédération), que já ocorreu primeiramente em 1790 em homenagem à determinação do povo francês durante os anos da Revolução. Este evento ocorreu no Campo de Marte, à época, distante do centro de Paris.] Aos poucos, celebrar a data tornou-se uma tradição política relacionada ao sentimento nacionalista vivido durante a chamada França moderna, a França do século XIX.

 

Festividades na França

Tradicionalmente a Festa nacional francesa é composta pelo desfile militar em Paris, as festas populares e o seu baile popular em cada localidade e o respectivo fogo de artifício.

Em 1994, soldados alemães do Eurocorps participaram do desfile na avenida Champs-Elysées, como um sinal de reconciliação.

Em 2014, a comemoração foi marcada pela grande cerimônia de comemoração do Centenário da Grande Guerra, com a presença de representantes de cerca de 80 países beligerantes no desfile na Champs-Elysées. Este acontecimento é uma ocasião para lembrar o projeto único de paz que é a União Europeia, construída sobre os escombros da Segunda Guerra Mundial.

 Evento em Brasília:

            

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.