Exposição “No fluxo: Reflexões da migração e refúgio de mulheres no Brasil” Apoio: Embaixada da Itália

DATA: 25/06/2018

HORA: 19h

LOCAL: Auditório Tancredo Neves do Ministério da Justiça

MESA-REDONDA: os desafios na implementação de políticas de proteção e integração local de refugiados

 

DATA: 25/06/2018 e 29/06/2018

HORA: 12h

LOCAL: Auditório Tancredo Neves do Ministério da Justiça

FILME: Fuocoammare de Gianfranco Rosi

Fruto de parceria entre a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a Defensoria Pública da União (DPU) e o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), do Ministério da Justiça, as iniciativas da Semana do Refugiado foram implementadas para celebrar o Dia Mundial do Refugiado (20 de junho). A Embaixada da Itália no Brasil apóia a iniciativa participando da mesa-redonda com o ministro da Justiça, Torquato Jardim, a representante do ACNUR no Brasil, Isabel Marquez, o defensor público-geral federal, Carlos Eduardo Barbosa Paz, e outras autoridades; e com a exibição do documentário “Fuocoammare”. Estreado no Festival de Cinema de Berlim e galardoado com o Urso de Ouro, foi selecionado como representante da Itália ao Oscar de melhor filmedocumentário estrangeiro em 2017. O documentário captura a vida da ilha italiana de Lampedusa. Na costa sul da Itália, o local se tornou linha de frente na crise de imigração da Europa e virou manchete mundial nos últimos anos por ser o primeiro porto de escala para centenas de milhares de imigrantes da África e do Oriente Médio que tentam iniciar uma nova vida no continente europeu. O filme será exibido em seu áudio original com legendas em português.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

DATA: 28/06/2018

HORA: 14h

LOCAL: Auditório IREL, Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro Asa Norte – Brasília DF

FILME: Il Sole Dentro de Paolo Bianchini

Exibição seguida de bate-papo sobre direitos humanos com os integrantes do Umanitá.

O projeto Cine Caleidoscópio, realizado pelo grupo de direitos humanos Umanità da UnB, apresenta e discute filmes relacionados ao tema dos direitos humanos em eventos voltados para estudantes e público em geral.

Com duas sessões de cinedebate por mês, que acontecem tanto na UnB, como em outros espaços, o projeto promove debates acadêmicos que alcançam a comunidade para além da Universidade.

A Embaixada da Itália em Brasília, em parceria com o Umanitá, realiza uma sessão do Cine Caleidoscópio com o filme “Il Sole Dentro” de Paolo Bianchini: 1999. Yaguine e Fodé, dois adolescentes da Guiné, decidem escrever uma carta “Para suas Excelências os membros e líderes da Europa”, para descrever a condição das crianças em seu país e pedir ajuda. Mas eles querem entregá-lo pessoalmente e, para fazer isso, se escondem no trem de pouso de um avião com destino a Bruxelas. 2009. Thabo, um menino tirado de sua aldeia guineense por ser uma possível promessa do futebol, é abandonado no meio da estrada porque considerado não suficientemente dotado. Rocco, seu parceiro de treinamento, o encontra e os dois começam uma jornada de aventuras rumo a N’Dola, onde reside a família de Thabo.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

DATA: 11/07/2018

HORA: 18h30

LOCAL: Sala Nervi da Embaixada da Itália

CICLO DE LEITURAS PUBLICAS EM ITALIANO: Il passato è una terra straniera di Gianrico Carofiglio

Giorgio, estudante modelo e filho de intelectuais burgueses, tem vinte e dois anos e uma vida normal, um pouco entediante.  Uma vida sem defeitos e sem mistérios, na aparência. Francesco é obscuro, misterioso e fascinante. E è um jogador trapaceiro. As vidas dos dois viajam separadas, até o encontro que marcará o destino de ambos. Eles se tornam amigos e levam a vida entre jogos de cartas feitos e encrencas, em um vórtice inebriante que, aos poucos, se torna uma descida ao submundo. Em paralelo, a polícia investiga uma série de violências misteriosas. Uma história comovente sobre amizade e traição. Uma aventura picaresca em uma Bari secreta e alucinada.

As leituras serão em italiano. Os músicos de Brasília Cello Academia proporão interlúdios musicais ao vivo. A entrada é franca, sujeita a lotação.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.