Embaixadora do Vietnã oferece recepção para celebrar aniversário de independência do seu país

A Embaixadora do Vietnã, Pham Thi Kim Hoa, recebeu convidados nesta terça (12) para celebrar o 78° Aniversário da fundação da República Socialista do Vietnã. A celebração da Data Nacional ocorreu no Porto Vittoria, em Brasília. Estavam presentes membros do corpo diplomático, autoridades do governo, imprensa e convidados.

A embaixadora Hoa lembrou em seu discurso que “o Vietnã estabeleceu relações diplomáticas com 192 países; e cresceu para se tornar uma economia dinâmica líder na Ásia-Pacífico. A nação é um elo importante em muitas ligações econômicas, acordos de comércio livre, cadeias de produção regionais e globais”.

Reforçou ainda que o Vietnã é um país de paz, amizade, cooperação e desenvolvimento, que cumpriu com sucesso muitas responsabilidades em fóruns multilaterais, implementando objetivos de desenvolvimento, protegendo os direitos humanos e contribuindo ativamente para preservar a paz mundial.

Ao tratar das relações diplomáticas com o Brasil, Pham Thi Kim Hoa enfatizou que, em 2022, o volume de negócios comercial chegou a quase 7 bilhões de dólares. Ela anunciou que o primeiro-ministro Pham Minh Chinh visitará o Brasil em 26 de setembro. O mandatário vietnamita se encontrou com o presidente Lula em maio deste ano, durante a reunião do G7, no Japão.

Pedro Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores, dirigiu-se aos presentes, reforçando as boas relações bilaterais que completam 35 anos em 2024. Destacou também que o primeiro-ministro Pham Minh Chinh será acompanhado de uma grande delegação em sua visita ao Brasil, incluindo sete ministros e outras autoridades de alto nível. A visita será um marco para as relações entre os dois países.

Compartilhe

Brasília in Foco