CLDF vai a Genebra: casos de sucesso em educação cívica na ONU

A Escola do Legislativo (Elegis) da Câmara Legislativa foi selecionada para participar da 6ª Edição da Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG). O seminário tem como intuito mostrar a importância da prática avaliativa na gestão pública e será realizado nesta quarta e quinta-feira (14 e 15) no escritório das Nações Unidas (ONU), localizado em Genebra, na Suíça.

Seguindo o tema do evento: “Cooperação para a Capacitação e Avaliação da Agenda 2030 no Serviço Público”, a CLDF irá apresentar internacionalmente seus cases de sucesso, que contribuem para uma aproximação e mudança de concepções entre a Casa e a população. O presidente, deputado Wellington Luiz (MDB) e a diretora da Elegis, Jane Marrocos, serão responsáveis pela representação da Câmara durante o painel de apresentação.

Wellington explica que o evento é importante para destacar as ações pela transparência na CLDF, já que o parlamento alcançou, recentemente, o primeiro lugar no ranking de transparência, segundo estudo sobre casas legislativas.

As iniciativas

Entre as iniciativas a serem apresentadas no evento, está o programa Conhecendo o Parlamento, que leva aprendizado aos cidadãos de Brasília por meio de visitas à CLDF e acompanhamento em escolas. O programa se divide em quatro projetos: Cidadão do Futuro, Jovem Cidadão, Cidadania para Todos e o Câmara vai às Escolas, que teve sua primeira edição no mais recente Câmara nas Cidades, em Planaltina.

Os projetos Cidadão do Futuro e Jovem Cidadão, que atendem escolas do DF trazendo-as para o parlamento, são desenvolvidos por uma equipe de educadores e profissionais legislativos e são alvo de uma grande disputa de datas. Em 2023, foram disponibilizadas vagas para 87 edições, que se esgotaram em menos de 48 horas, gerando uma fila de espera de 43 instituições.

O deslocamento e alimentação são disponibilizados pela Câmara e as escolas com maior grau de vulnerabilidade social são prioridade na lista de espera, além de que, dentre as 87 edições, 70 são exclusivas para a rede pública.

A Elegis aponta que, com essas iniciativas, a CLDF já atendeu mais de 3.700 pessoas do DF somente no primeiro semestre de 2023. O presidente da Casa lembra: “O próprio nome, ‘Conhecendo o Parlamento’, já descreve a oportunidade do cidadão, independente da idade, de ter contato com o Poder Legislativo, lugar onde se regula, em linhas gerais, os anseios da sociedade”.

As informações são da CLDF.

Compartilhe

Brasília in Foco