O Embaixador Edi Yusup, como atual Presidente da Asean, fez uma visita de cortesia ao Ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo no Palácio do Itamaraty (04/10).
O Encontro teve como objetivo aprofundar as relações entre a ASEAN e o Brasil. A reunião foi muito produtiva, reiterando a importância do avanço da cooperação na área de contatos econômicos, de pessoa para pessoa, bem como na sociocultura.
A ASEAN foi o 4º maior parceiro comercial do Brasil em 2018, com volume comercializado em US $ 19,41 bilhões. Ambas as partes ( Brasil e Asean) acreditam que o volume de negócios precisa crescer para refletir os potenciais reais da ASEAN e do Brasil. A ACB tem promovido ativamente as relações entre a ASEAN e o Brasil por meio de programas de divulgação para funcionários do governo, membros do Parlamento, empresas e comunidades acadêmicas. A ACB vê a importância de programas de extensão, bem como o intercâmbio de informações para responder ao problema da distância geográfica entre a ASEAN e o Brasil. Estiveram presentes no encontro representantes de outros países e embaixadores da Asean, Vietnã,Singapura, Filipinas e Malásia.