Cresce Turismo de brasileiros ao Uruguai

Apenas nos seis primeiros meses deste ano, mais de 250 mil brasileiros viajaram ao Uruguai, um aumento de 6% em relação ao ano passado. A capital do país,  Montevidéu, Punta del Este, Colônia do Sacramento e Carmelo são algumas das cidades mais conhecidas do país, que tem como pontos fortes o turismo gastronômico, de vinhos, esportes e natureza.

Os brasileiros ficam em segundo lugar no ranking dos visitantes ao Uruguai, atrás apenas dos argentinos. Para se ter uma ideia, em 2018, 466 mil brasileiros estiveram a passeio no país vizinho, muito menos que os mais de 2,3 milhões de argentinos.

Entre os brasileiros que mais visitam o Uruguai estão, naturalmente, os gaúchos, mais próximos geograficamente. Os brasileiros da região Sul somam, apenas este ano, cerca de 180 mil viagens ao país vizinho. Além da proximidade física, os gaúchos compartilham com os uruguaios vários aspectos culturais, como o hábito de tomar chimarrão (mate, para os uruguaios), a gastronomia (com prevalência das carnes vermelhas e churrascos), o agroturismo e os vinhedos.

Outros destinos

O vice-ministro de Turismo do Uruguai, Benjamin Liberoff, afirmou que cada vez mais brasileiros têm escolhido o país como destino de férias e ressaltou a diversificação das cidades visitadas, aumentando o leque de possibilidades para os turistas. Ele afirmou que a estratégia de divulgação do país no exterior tem sido exitosa, promovendo as qualidades do país, que pode ser desfrutado o ano todo, não apenas nas altas temporadas em Punta Del Este e Montevidéu.

“Somos um país cheio de encanto e simpatia, que está disponível todo ano para os brasileiros. Reforçamos nossa política de bem-estar ao turista”, afirmou Benjamin Liberoff.

Na página do Ministério do Turismo uruguaio, os brasileiros encontram informações em português sobre turismo de aventura e esportivo, náutico, religioso, cultural e histórico, além de praias, termas, cruzeiros e natureza.

Entre os diferentes atrativos uruguaios estão as águas termais de Salto e Paysandú, as praias da Costa de Rocha, os balneários de águas cristalinas de Piriápolis e Cabo Polônio, a reserva natural do Cerro Pan de Azúcar e a cidade de Tacuarembó, onde está situado o Museu de Carlos Gardel, o maior cantor de tango de todos os tempos. Apesar de haver suspeitas sobre a nacionalidade de Gardel, se é argentino ou uruguaio, os moradores de Tacuarembó não têm dúvidas: garantem que era uruguaio.

Agência Brasil

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.