Câmara Árabe articula criação de conselho com sauditas

Lideranças da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e da Federação das Câmaras de Comércio Sauditas discutiram nesta quarta-feira (03), em Riad, a formação do Conselho Empresarial Brasil-Arábia Saudita.

Lideranças da Câmara de Comércio Árabe Brasileira discutiram nesta quarta-feira (03), na Federação das Câmaras de Comércio Sauditas, em Riad, a criação do Conselho Empresarial Brasil-Arábia Saudita. O presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, o secretário-geral e CEO, Tamer Mansour, o assessor regional, Shaheen Ali Shaheen, e o diretor chefe do escritório da instituição em Dubai, Rafael Solimeo, cumprem agenda de dois dias, até esta quinta-feira (04), na Arábia Saudita.

Al Ajlan conversou com Chohfi e executivos

O grupo foi recebido pelo presidente da Federação das Câmaras de Comércio Sauditas, Ajlan bin Abdulaziz Al Ajlan, e o secretário-adjunto, Walid Al Arian, além de outros executivos e membros da instituição. Os conselhos empresariais, como o que foi discutido na reunião, normalmente são formados por empresários e entidades do setor privado das nações e trabalham para fomentar o comércio e os investimentos entre países e regiões.

O estabelecimento de um escritório da Câmara Árabe em Riad foi outro tema da pauta na Federação das Câmaras de Comércio Sauditas. A Câmara Árabe pretende estabelecer uma unidade no país. A instituição já tem escritório em Dubai e inaugurou em setembro deste ano seu braço no Cairo, capital egípcia.

Grupo foi recebido na Federação das Câmaras

Durante a reunião, os sauditas também foram convidados para participar do Fórum Empresarial Brasil – Países Árabes, que ocorrerá em julho do próximo ano no Brasil, por iniciativa da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Na edição 2018 do fórum, ele atraiu uma grande delegação de empresários e autoridades árabes ao Brasil. No ano passado, quando foi realizado de forma online, contou com a participação de 10 mil pessoas de 61 países.

Além do encontro na Federação, a delegação da Câmara Árabe também teve reunião na Autoridade Tributária e Aduaneira da Arábia Saudita, a Tax and Customs Authority, com a qual discutiu a migração para o digital do despacho aduaneiro do comércio entre os países. Isso deve ocorrer por meio do Easy Trade, um sistema de blockchain que faz parte da plataforma digital Ellos, da Câmara Árabe. No encontro em Riad, ficou acertado que serão iniciadas as reuniões técnicas para a implementação do sistema.

Fonte: ANBA

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.