Aécio recebe parlamentares austríacos e reforça apoio ao acordo MERCOSUL – UE

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, deputado Aécio Neves (PSDB-MG), recebeu nesta quarta-feira, 3, os deputados austríacos Martin Graf e Axel Kassegger, acompanhados do Embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz. Durante o encontro, ele reforçou o apoio da CREDN à ratificação do Acordo Comercial MERCOSUL – União Europeia, fechado em 2019.

De acordo com o deputado, “um acordo negociado por 20 anos não pode ser paralisado por questões pontuais”, explicou. Aécio Neves reconheceu que “o avanço na preservação da Amazônia é passaporte para uma relação ainda mais sólida e de alto nível com a União Europeia”.

Martin Graf é presidente do Comitê de Ciência e vice-presidente do Grupo Conservador Europeu e Aliança Democrática na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa e Presidente da Associação Austríaca de Amizade com a América Latina. Já o deputado Axel Kassegger é porta-voz de Política Externa e Energética. Ambos são representantes do Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ) no Conselho Nacional e membros do Grupo Parlamentar Áustria-América do Sul.

Os dois enfatizaram o interesse da Áustria em fortalecer as relações com a América Latina e, em especial, com o Brasil. Na terça-feira, 2, os deputados visitaram as instalações da EMBRAER e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Nesta quinta-feira, 4, Graf e Kassegger visitarão várias instituições em Manaus (AM) dedicadas à ciência e tecnologia. Aliás, este é um dos temas prioritários para os austríacos na relação bilateral. Em junho de 2019, foi firmado um acordo em Cooperação Científica e Tecnológica entre os dois países, já aprovado na CREDN e em tramitação no Senado Federal.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.