A Missão diplomática da embaixada da França em Brasília comemorou com uma grande recepção , a data nacional do país. Embaixadores e diplomatas de vários países, militares brasileiros e estrangeiros, autoridades brasileiras e amigos da França estiveram presentes no evento. Em seu discurso o Embaixador Michel Miraillet enfatizou a importância e solidez da relação França e Brasil, mencionou também que a França ,apesar de problemas com o terrorismo, é um país que sempre acolheu muitos e prioriza valores humanos , sem distinções . A festa contou com vários pratos doces e salgados da culinária francesa, muita música e dança . Os convidados se divertiram muito e ficaram até bem tarde no evento.
Fatos Históricos:
A Festa nacional francesa, ou Dia da Bastilha, é um feriado nacional francês celebrado anualmente a 14 de Julho em memória ao episódio histórico da Tomada da Bastilha, em 1789, quando teve início o caráter popular da Revolução Francesa. As comemorações desse feriado consistem em grandes celebrações e paradas militares por todo o país, com destaque para o desfile militar da Champs-Élysées de Paris, prestigiado pelo Presidente da República.
A atual Festa Nacional é um desenvolvimento da Festa da Federação (Fête de la Fédération), que já ocorreu primeiramente em 1790 em homenagem à determinação do povo francês durante os anos da Revolução. Este evento ocorreu no Campo de Marte, à época, distante do centro de Paris.] Aos poucos, celebrar a data tornou-se uma tradição política relacionada ao sentimento nacionalista vivido durante a chamada França moderna, a França do século XIX.
Festividades na França
Tradicionalmente a Festa nacional francesa é composta pelo desfile militar em Paris, as festas populares e o seu baile popular em cada localidade e o respectivo fogo de artifício.
Em 1994, soldados alemães do Eurocorps participaram do desfile na avenida Champs-Elysées, como um sinal de reconciliação.
Em 2014, a comemoração foi marcada pela grande cerimônia de comemoração do Centenário da Grande Guerra, com a presença de representantes de cerca de 80 países beligerantes no desfile na Champs-Elysées. Este acontecimento é uma ocasião para lembrar o projeto único de paz que é a União Europeia, construída sobre os escombros da Segunda Guerra Mundial.
Evento em Brasília: