XIII Cúpula da CPLP em Luanda

Realizou-se, em 17 de julho de 2021, a XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, em Luanda, capital de Angola. O Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, chefiou a delegação brasileira no evento, que foi integrada, entre outras autoridades, pelo Ministro das Relações Exteriores, Carlos França, pelo Secretário de Assuntos Estratégicos, Almirante Flavio Rocha e pelo Presidente da APEX, Augusto Pestana.

A cúpula de Luanda foi antecedida pela XXVI Reunião Ordinária do Conselho de Ministros e marcou a passagem da presidência de Cabo Verde para Angola e o aniversário de 25 anos da fundação da CPLP.

Na ocasião, foi assinado o Acordo sobre a Mobilidade entre os estados membros da CPLP, cuja negociação contou com a participação ativa do Brasil. Uma vez em vigor, o instrumento facilitará a circulação de cidadãos entre os países da Comunidade, permitindo o adensamento progressivo da mobilidade no espaço da CPLP, que abrange 270 milhões de pessoas.

Os debates estiveram centrados na necessidade de aumentar os fluxos econômico-comerciais entre os estados membros da Comunidade, cuja corrente de comércio se situa na ordem de USD 13 bilhões. Em conjunto, os países da CPLP são o quarto maior produtor mundial de petróleo.

Fundada em 1996 com base no idioma comum, a CPLP conta hoje com nove estados membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O Brasil é o maior país da CPLP em termos de população, território e PIB. Em 2020, as exportações do Brasil para os países da Comunidade atingiram o patamar de USD 2 bilhões. O País teve papel de relevo na idealização e fundação da CPLP e é líder na implementação de ações de cooperação em prol do desenvolvimento dos estados membros, nas áreas de saúde, recursos hídricos, ensino superior, direitos das pessoas com deficiência e promoção e valorização da língua portuguesa, entre outras.  

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.