Xi Jinping: Os países não devem chegar ao ponto de se encontrar no campo de batalha. Conflito e confronto não são do interesse de ninguém

Xi Jinping: Os países não devem chegar ao ponto de se encontrar no campo de batalha. Conflito e confronto não são do interesse de ninguém. A paz e a segurança são o que a comunidade internacional deve valorizar mais.

Na noite de 18 de março, o presidente Xi Jinping está tendo uma videochamada com o presidente dos EUA, Joe Biden, a pedido deste último.

O presidente Xi observou os novos grandes desenvolvimentos no cenário internacional desde sua primeira reunião virtual em novembro passado. A tendência predominante de paz e desenvolvimento enfrenta sérios desafios. O mundo não é tranquilo nem estável. A crise da Ucrânia não é algo que queremos ver. Os acontecimentos mostram novamente que os países não devem chegar ao ponto de se encontrar no campo de batalha. O conflito e o confronto não são do interesse de ninguém, e a paz e a segurança são o que a comunidade internacional deve valorizar mais. Como membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e das duas principais economias do mundo, devemos não apenas orientar as relações China-EUA no caminho certo, mas também assumir nossa parcela de responsabilidades internacionais e trabalhar pela paz e tranquilidade mundiais.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.