Xi destaca promoção da preparação de Beijing 2022 com perfeição

O presidente chinês, Xi Jinping, pediu a promoção dos trabalhos de preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Beijing 2022 contra as dificuldades e com a “maior perfeição”.

Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, fez as declarações na quarta-feira ao presidir uma reunião sobre os preparativos de Beijing 2022, depois de sua viagem de inspeção a Beijing e Hebei.

Xi inspecionou os trabalhos de preparação dos Jogos nos distritos de Haidian e Yanqing de Beijing na segunda-feira, e a cidade co-anfitriã Zhangjiakou na terça.

Xi estendeu seus agradecimentos aos atletas, técnicos, trabalhadores de construção, administrativos e funcionários, expressando seus melhores votos pelo próximo Ano Novo Lunar chinês.

PREPARAÇÃO COM PERFEIÇÃO

Xi pediu que se conduza o trabalho de preparação “com maior perfeição”, replanificando e reajustando todo o trabalho de acordo com as novas circunstâncias enquanto se concentra tanto na prevenção e controle epidêmicos como na organização dos Jogos.

Xi disse que “a simplicidade, a segurança e a excelência” devem ser priorizadas na preparação dos Jogos. Também pediu a prevenção e neutralização abrangente de todos os tipos de riscos e a realização diligente do trabalho de preparação, incluindo a organização e os serviços das competições, aplicação da tecnologia e atividades culturais.

Como os preparativos para Beijing 2022 entraram em uma etapa crucial, Xi pediu esforços centrados na realização dos jogos de acordo com o programado e a organização e implementação abrangentes de todo o trabalho de preparação.

Xi exigiu que o trabalho de preparação seja conduzido em seis pontos chave:

— Completar a construção das sedes de não competição e instituições complementares como programada, e aumentar as instalações necessárias para testes do vírus, quarentena e emergências.

— Garantir a operação de qualidade durante os Jogos, com um sistema de gerência eficiente em vigor, e melhorar as capacidades de coordenação e de gerência de emergências entre regiões e setores.

— Fazer avançar os serviços de competição aderindo ao princípio de um “padrão unificado para três zonas de competição”, que são a zona urbana de Beijing, o distrito de Yanqing e Zhangjiakou na Província de Hebei.

— Fortalecer a comunicação e a cooperação com o Comitê Olímpico Internacional e outras organizações esportivas internacionais e implementar estritamente as medidas de prevenção e controle epidêmicos.

— Desenvolver os esportes de inverno e incentivar a participação de mais jovens.

— Promover o desenvolvimento coordenado da região Beijing-Tianjin-Hebei, esforçar-se para obter mais êxitos em transporte, meio ambiente, indústria e serviços públicos, e planejar proativamente a utilização das instalações dos Jogos Olímpicos de Inverno depois destes.

“Sediaremos não só uma bem-sucedida festa de Olimpíada de Inverno, mas também uma edição espetacular dos Jogos com características únicas”, disse Xi.

COMPROMISSO SOLENE

Oferecer uma edição excelente dos Jogos 2022 é uma tarefa importante do Partido e do país e é um compromisso solene com a comunidade internacional, disse Xi.

Xi também sublinhou a adesão ao princípio de organizar uma Olimpíada “fantástica, extraordinária e excelente” em 2022 com uma abordagem “ecológica, inclusiva, aberta e limpa”.

Xi enfatizou que Beijing 2022 é um evento de grande importância ao início do período do 14º Plano Quinquenal de 2021 a 2025, pedindo o fortalecimento de um sentido de responsabilidade, de missão e de urgência durante o trabalho de preparação.

Xi disse que resultados satisfatórios tinham sido obtidos nos últimos cinco anos, graças ao trabalho eficiente dos organizadores, à cooperação de todas as partes pertinentes e à coordenação estreita com as organizações esportivas internacionais.

Xi pediu que o comitê organizador dos Jogos adira aos regulamentos e instituições, adote uma gestão orçamentária estrita, controle os custos dos Jogos, evite a corrupção e torne os Jogos “puros e limpos como gelo e neve”.

Ao visitar o Ginásio da Capital na segunda-feira, Xi disse que o Comitê Central do PCC dá grande importância ao trabalho de preparação para Beijing 2022, acrescentando que tanto o Partido como o povo chinês deram enorme apoio em termos materiais e espirituais.

INOVAÇÃO INDEPENDENTE

Depois de chegar à Estação Taizicheng na terça-feira, Xi visitou o salão de serviço dos atletas e observou exibições, incluindo um mapa da rede ferroviária da região Beijing-Tianjin-Hebei, o mapa de esboço e mesa de areia da zona de competição olímpica e a ligação da ferrovia de alta velocidade Beijing-Zhangjiakou.

Graças à ferrovia, a viagem levou Xi menos de 50 minutos para cobrir os 200 quilômetros entre as duas cidades, uma distância que ele viajou por ar há quatro anos quando inspecionou pela última vez a co-anfitriã olímpica.

Xi elogiou a ferrovia de alta velocidade, que marca o progresso essencial nas preparações para os Jogos Olímpicos de Inverno, como uma demonstração bem-sucedida da inovação independente da China.

Ele assinalou que a China passou por um processo de introdução, digestão, absorção e re-inovação para a inovação independente, antes de se tornar um líder mundial em tecnologia de ferrovia de alta velocidade.

ESFORÇAR-SE POR EXCELÊNCIA

Em discurso na quarta-feira, Xi disse que ambas as forças competitivas e técnicas são necessárias para elevar o padrão dos esportes modernos. Os atletas devem ter a vontade e a determinação para combater pela glória nacional e obter os melhores resultados possíveis.

Xi, um torcedor ávido dos esportes de inverno, disse que ele está aguardando ansioso a primeira medalha de esqui alpino olímpica da China em 2022.

Desde que Yang Yang ganhou a primeira medalha de ouro olímpica de inverno da China em 2002, a nação mais populosa do mundo triunfou na patinação de velocidade, patinação de velocidade de pista curta, patinação artística e esqui estilo livre, mas não ganhou nenhuma medalha no evento de fita azul do esqui alpino.

“Treinem o mais duro que puderem e trabalhem arduamente nas inovações tecnológicas, aprendam com os conceitos e tecnologias avançados do mundo, e elevem o nível de treinamento e competição”, disse Xi.

Fonte: XINHUA

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.