Vietnã comemora a data nacional e as relações bilaterais com o Brasil em evento no Clube do Exército

       

 

Em uma cerimônia lotada   O Embaixador do Vietnã em Brasília Senhor H.E. Do Ba Khoa   comemorou a data nacional no dia 28 de agosto no Clube do Exército.Em seu discurso o Embaixador agradeceu aos Brasileiros,explicou sobre o seu país e recebeu vários convidados de outras missões diplomáticas,entre eles Itamaraty e imprensa local.

 

 

Conhecendo o Vietna:

 

 

O território do Vietnã limita-se ao norte com a China e a oeste com Camboja e Laos. A nação está situada na península da Indochina, que, após a conquista da independência perante os franceses, em 1954, foi dividida em quatro países: Laos, Camboja, Vietnã do Norte e Vietnã do Sul.

Em 1959, o Vietnã do Norte, sob regime socialista, iniciou uma luta contra o Vietnã do Sul pela reunificação do país. Temendo uma expansão do socialismo no Sudeste Asiático, os Estados Unidos, em 1961, entrou no conflito em defesa do Vietnã do Sul, intensificando a Guerra do Vietnã. Tropas estadunidenses lançaram bombas com desfolhante químico (agente laranja), provocando a destruição de áreas agrícolas e de floresta, além de provocar várias mortes. Somente em 1975, a guerra chegou ao fim, com um saldo de mais de 58 mil mortes de soldados dos EUA e 2 milhões de vietnamitas. No dia 2 de julho de 1976, o Vietnã foi reunificado, adotando o regime socialista com o apoio da União Soviética.

Na década de 1990 o governo nacional realizou reformas na política econômica, instalando um modelo semelhante ao adotado pela China. Nesse sentido, o Vietnã passou a atrair capitais estrangeiros, inclusive dos Estados Unidos, que atualmente é o seu principal parceiro econômico. Nos últimos anos, o país registrou o maior crescimento econômico do Sudeste Asiático, passando a integrar o grupo dos “Novos Tigres Asiáticos”.

Com investimentos do Japão, Estados Unidos, China, entre outros países, o Vietnã, que possuía uma economia baseada no setor agrícola, sobretudo na produção de arroz, expandiu o setor industrial, com destaque para a produção de calçados, roupas, brinquedos, produtos eletrônicos, etc.

Brasão de Armas

Dados do Vietnã:

Extensão territorial: 331.689 km².

Localização: Ásia.

Capital: Hanói.

Clima: Tropical.

Governo: Regime de partido único (Partido Comunista) e um órgão supremo (Assembleia Nacional).

Divisão administrativa: 59 províncias e 5 municipalidades.

Idioma: Vietnamita.

Religiões: Budismo 48,8%, sem religião 12,7%, novas religiões 11,1%, crenças tradicionais 9,8%, cristianismo 8,5%, ateísmo 6,9%, outras 2,2%.

População: 88.068.900 habitantes. (Homens: 43.498.243; Mulheres: 44.570.657).

Composição: Quines 87%, hans 2%, tais 2%, outros 9%.

Densidade demográfica: 265,5 hab/km².

Taxa média anual de crescimento populacional: 1,1%.

População residente em área urbana: 28,32%.

População residente em área rural: 71,68%.

População subnutrida: 14%.

Esperança de vida ao nascer: 74 anos.

Domicílios com acesso a água potável: 92%.

Domicílios com acesso a rede sanitária: 65%.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,572 (médio).

Moeda: Dongue.

Produto Interno Bruto (PIB): 90,7 bilhões de dólares.

PIB per capita: 815 dólares.

Relações exteriores: Apec, Asean, Banco Mundial, FMI, OMC, ONU.
Conhecendo um pouco  mais sobre o vietna

Informações de  Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia extraídas do site
Equipe Brasil Escola

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.