Troca de notas verbais sobre a conclusão dos procedimentos internos para o Acordo de Assistência Aduaneira Mútua Japão-Brasil

No dia 23 de junho, a Embaixada do Japão no Brasil trocou notas verbais com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil informando que os procedimentos internos relativos ao Acordo de Assistência Aduaneira Mútua Japão-Brasil foram concluídos. Com a troca destes documentos, o Acordo entrará em vigor no dia 21 de setembro, 90 dias depois.

      Este acordo é o esquema jurídico que permite às duas aduanas aplicar adequadamente suas respectivas leis e regulamentos aduaneiros e oferecer apoio mútuo, incluindo troca de informações sobre o narcotráfico, com o intuito de efetuar as medidas de facilitação do comércio e controle efetivo das fronteiras, inclusive a simplificação e harmonização dos procedimentos alfandegários.

      Provocado pelo aumento do interesse global em segurança e a facilitação da cadeia logística do comércio internacional, o acordo de cooperação foi firmado com base no reconhecimento da importância de alcançar um equilíbrio entre a conformidade e a facilitação, garantindo o livre fluxo do comércio legítimo entre os dois países, respeitando-se as necessidades das duas administrações aduaneiras.

      O texto do acordo pode ser acessado no site:  https://www.customs.go.jp/kyotsu/cmaa/ka20170915e.pdf

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.