Tereza Cristina inaugura Pavilhão do Brasil na maior feira de alimentos da Ásia

0
45

Sial China 2019

Visitantes poderão saborear pão de queijo, açaí, mel e carnes. Expositores brasileiros querem aproveitar feira para fechar negócios com chineses

Ministra Tereza Cristina visita estandes brasileiros na Sial China 2019, maior feira de alimentos da Ásia

 

Pão de queijo, açaí, cachaça, mel e carnes. Esses são alguns dos produtos brasileiros que os visitantes da Sial China 2019, em Xangai, poderão conhecer e degustar. A Sial China é a maior feira de alimentos da Ásia, que começou nesta terça-feira (14) e vai até o dia 16 de maio. A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e a comitiva brasileira na Ásia visitaram os mais de 50 estandes brasileiros, que ocupam espaço de 140 metros quadrados. A delegação almoçou no pavilhão com alimentos preparados na própria feira pelos expositores. Tereza Cristina inaugurou o Pavilhão do Brasil na feira. A Sial China ocupa uma área de 162 mil metros quadrados, com 3.400 expositores de 67 países. A expectativa é de que 110 mil pessoas passem por dia pelo evento, conforme a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

Vídeo incorporado

Na inauguração do estande do Brasil na Sial China, ministra descerra a faixa e o clima é de alegria. Um grande número de estandes brasileiros promovendo a nossa carne na China.

 

Carne para os chineses

Alguns dos destaques do Pavilhão do Brasil são os estandes dos produtores de carne. O setor quer aproveitar a feira para conquistar os chineses e ampliar as exportações.

Os expositores devem servir cerca de 550 quilos de carne para os visitantes durante todo o evento, conforme a Apex-Brasil, que organizou a participação do país na feira em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

De acordo com as associações brasileiras, 16 empresas de carne bovina e nove de aves e suínos participam da feira.

Em 2018, os embarques de carnes in natura para o mercado chinês somaram mais de 915 mil toneladas (sendo 322,4 mil de carne bovina desossada, 438,8 mil toneladas de carne de frango e 155,9 mil toneladas de carne suína). China é um dos principais destinos das carnes brasileiras.

Balanço

Após a feira, a ministra Tereza Cristina fez um balanço dos dois primeiros dias de visita à China, dos eventos e reuniões ocorridos em Xangai.

“Em Xangai, pudemos ouvir alguns empresários brasileiros e chineses, ter algumas reuniões muito importantes com investidores interessados em investir no Brasil. Agora partimos para terceira etapa da nossa viagem para Pequim onde teremos reuniões também muito interessantes. A mais esperada delas com a GACC [vigilância sanitária], onde nós vamos tratar do assunto de abertura de mercado das nossas proteínas animais, tratar de outros certificados que o Brasil precisa para acessar o mercado chinês”, disse a ministra.