Sustentabilidade: abertas inscrições para rodadas de negócios do Business Connection Brazil Amazônia

Brasília – O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio de sua iniciativa ConnectAmericas, juntamente com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizam entre os dias 12 e 15 de julho de 2021 a terceira edição do Business Connection Brazil (BCB), desta vez, dedicada a produtos sustentáveis provenientes da região amazônica, nas áreas de alimentos e bebidas, cosméticos e insumos biológicos.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até 30 de junho no site do Business Connection Brazil: Amazônia. A iniciativa propicia network de alta qualidade dentro do universo do comércio internacional e desmitifica o processo de exportação, preparando e impulsionando as micros, pequenas e médias empresas a internacionalizar seus negócios.

As empresas selecionadas participarão de workshops e capacitações no dia 1º de julho, com boas práticas em rodadas de negócios, plataforma da rodada, storytelling do produto e empresa, além de ter acesso a um kit com e-books, vídeos e conteúdos sobre os procedimentos de comércio internacional.

Na sequência, as empresas serão conectadas com possíveis compradores internacionais por meio de uma plataforma digital que usa inteligência artificial para produzir matches entre compradores e fornecedores. Desta forma, as partes interessadas marcam reuniões virtuais e se aproximam para fechar negócio. O processo é muito simples, ágil e intuitivo. As reuniões acontecem dentro da plataforma do evento, sem necessidade de baixar outros aplicativos. Basta conectar microfone e câmera do celular ou desktop.

Entre os dias 12 e 15 e julho, a ferramenta vai conectar compradores internacionais a fornecedores brasileiros. A promoção de rodadas de negócios internacionais faz parte da estratégia da Apex-Brasil, do BID, do Sebrae e da CNI para fortalecer a cultura exportadora dos pequenos negócios brasileiros. As MPE representam mais de 40% das empresas exportadoras brasileiras.

Segundo a gerente de Serviços de Internacionalização da CNI, Sarah Saldanha, eventos como potencializam as chances de internacionalização das empresas brasileiras, fundamental para tornar a indústria brasileira mais competitiva e inovadora.

“Eventos virtuais como esse são fundamentais para o desenvolvimento da região amazônica. Além do aumento de produção e exportação de produtos da biodiversidade brasileira, abrem-se mais oportunidades de emprego, renda e serviços para a comunidade local. Fazer negócios virtualmente reduz distâncias e permite que empresas de todos os portes se beneficiem com contatos concretos de negócios” reforça Sarah Saldanha.

Essa edição é dedicada aos produtos sustentáveis nas áreas de alimentos e bebida da Amazônia
Foto: Divulgação/CNI

A gerente de Competitividade e Ensino da Apex-Brasil, Deborah Rossoni, destaca que as rodadas de negócios são uma excelente oportunidade para as empresas brasileiras se apresentarem aos compradores internacionais, gerando negócios e ampliando o acesso a diferentes mercados.

“Trabalhamos para oferecer às empresas o apoio necessário à internacionalização de seus produtos e serviços, ampliando sua competitividade e posicionando sua marca no exterior. Ajudamos a fazer da exportação um dos pilares estratégicos de negócios das empresas brasileiras”, reforça Deborah.

A BCB Amazônia será a primeira de uma série de ações que o BID fará nos próximos anos para impulsionar o desenvolvimento sustentável da Amazônia e melhorar as vidas das suas comunidades locais. Segundo o gerente de Integração e Comércio do BID, Fabrizio Opertti, “a região tem o potencial de se tornar uma usina de exportações biosustentáveis (o Vale do Silício) da América do Sul, aliando a riqueza biológica da floresta ao talento de seu povo e tecnologia de ponta para promover um novo ciclo de desenvolvimento no Brasil. A bioeconomia não é uma aposta do futuro, é uma realidade presente, e vamos mostrar isso durante esse evento”.

Como participar

Para se inscrever no Business Connection Brazil: Amazônia é necessário ter um CNPJ ativo, ser uma empresa situada ou que possua fornecedores na Amazônia Legal, com experiência em exportação ou ter um plano de exportação para começar a exportar. Também é recomendável ter um representante que fale inglês e possuir um site em funcionamento. As inscrições podem ser feitas aqui até o dia 30 de junho.

A iniciativa coordenada pela ConnectAmericas acontece dentro do escopo do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), programa gerido pelo Ministério da Economia, e conta com apoio do Programa de Facilitação de Comércio no Brasil do Governo Britânico, e implementado pela consultoria Palladium.

Fonte: Comex do Brasil

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.