Senado terá audiência pública para debater Corrupção e transparência

Nesta quarta-feira, 10, às 9h, será debatido em audiência pública na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor o modelo de fiscalização de movimentações financeiras no Brasil.

O requerimento de autoria do Senador, Ataídes Oliveira (PSDB/TO), tem como base os recentes casos revelados na operação Lava Jato em que foram delatados grandes montantes de recursos circulando sem o conhecimento dos órgãos fiscalizadores. De acordo com o Senador, “a corrupção no Brasil tem um tripé, que é o corrupto, o corruptor e o corrompido. Mas eu vejo que há alguma coisa sustentando esse tripé. Esses bilhões – quase trilhão – de reais devem ter passado pela rede bancária.

A reunião servirá, segundo o Senador, para esclarecer sobre todo o dinheiro que circulava nas instituições financeiras e o conhecimento ou não dessas movimentações. A audiência é de caráter interativo, e qualquer cidadão poderá participar enviando perguntas e comentários por meio do Portal e-Cidadania ou do Alô Senado, no telefone 0800 61 22 11.

Foram convidados para o evento representantes do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União – CGU, Tribunal de Contas da União – TCU e Receita Federal; além do diretor-executivo da Transparência Brasil, Manoel Galdino; o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil – Sindifisco Nacional, Luis Henrique Behrens; o presidente do Conselho de Atividades Financeiras – COAF, Antônio Rodrigues; a chefe do departamento de supervisão de conduta do Banco Central do Brasil, Andreia Laís de Melo e o procurador-chefe da Comissão de Valores Mobiliários – CVM, Celso Luiz Rocha.

Link da audiência pública: http://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoaudiencia?id=10877

 

 

Release enviado por :

Ricardo Vaz

Coordenação de Apoio ao Programa e-Cidadania