Semana gastronômica promove comida japonesa em Brasília

Em comemoração ao Dia da Imigração Japonesa no Brasil, celebrado em 18 de junho, a Embaixada do Japão promove em Brasília a primeira edição do Japão Gastronômico. A iniciativa conta com a participação de 11 restaurantes japoneses locais, que oferecerão uma seleção de pratos típicos a preços promocionais e condições especiais entre os dias 17 e 23.

Durante esta semana, o brasiliense terá a oportunidade de degustar suas comidas japonesas favoritas e conhecer novos sabores, reunidos em uma variada seleção oferecida a preços partir de R$ 25. O público pode conferir a lista completa de promoções no site da Embaixada do Japão ou procurar diretamente os restaurantes participantes: Donburi; Rosa Takematsu Sushi; Goemon; Katsu Lamen House; New Koto; Noru Sushi; Sakeyo; Samurai Sushi; Sumô; Takoyu; e Umami Deli.

O menu inclui, além dos clássicos combinados de sushi e omakase, opções de teishoku (farta refeição japonesa completa com arroz e acompanhamentos) e lanches populares do Japão, como o takoyaki (bolinha recheada com polvo), taiyaki (doce em forma de peixe) e a versão japonesa do docinho choux cream. Uma seleção de lamens, o saboroso macarrão servido com caldo à base de shoyu, missô e carne de ave ou porco, também faz parte das promoções e é opção irresistível para os dias mais frios.

A Embaixada do Japão convida o público da capital a prestigiar os estabelecimentos participantes durante esta semana especial, estreitando assim a amizade entre Japão e Brasil por meio de um dos mais fortes laços compartilhados entre os dois países: a gastronomia.

“Quando falamos sobre o Japão, a comida é um dos assuntos que mais despertam o interesse dos brasileiros”, avalia o embaixador do Japão no Brasil, HAYASHI Teiji. “Também é por meio da comida que muitas famílias de imigrantes cultivam e compartilham a cultura japonesa no Brasil. Com este evento, queremos reunir nikkeis e a comunidade brasileira que os acolheu, como em uma grande refeição entre amigos.”

Sobre a imigração japonesa no Brasil
A imigração japonesa no Brasil tem como marco inicial a chegada do navio Kasato Maru, no Porto de Santos, no dia 18 de junho de 1908. Após uma viagem de 52 dias a partir de Kobe, a embarcação trouxe ao país os 781 primeiros imigrantes vinculados ao acordo imigratório estabelecido entre Brasil e Japão.

Os principais destinos desse e dos demais grupos de japoneses que chegariam ao país nos anos seguintes eram as fazendas e colônias agrícolas, inicialmente de São Paulo e Paraná. Ao longo do século, novas ondas migratórias levariam os nikkeis a outros territórios brasileiros, incluindo o interior do país e a região amazônica. Estima-se que cerca de 2,7 milhões de japoneses e descendentes componham a comunidade nikkei no Brasil atualmente, aproximadamente 31 mil deles no DF.

Japão Gastronômico
17 a 23 de junho de 2003
Descontos variados em pratos selecionados de restaurantes japoneses do DF. Preços a partir de R$ 25, válidos somente para atendimento presencial. Consulte demais condições de cadaestabelecimento.

Veja a relação completa no site da Embaixada do Japão.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.