Reunião de líderes China-UE oferece orientação estratégica aos laços bilaterais

A reunião de líderes China-União Europeia (UE) foi realizada 22 vezes com sucesso e desempenha um papel vital de orientação estratégica ao desenvolvimento das relações entre ambas as partes, assim como diálogo e cooperação, afirmou na quarta-feira o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin.

Ele fez estas declarações em uma coletiva de imprensa diária ao responder sobre os arranjos para a reunião.

Segundo Wang, o presidente chinês, Xi Jinping, se encontrará com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, através de videoconferência.

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, copresidirá a reunião junto com Michel e von der Leyen via videoconferência, apontou o porta-voz.

A China e a UE são duas importantes forças na manutenção da paz mundial, dois importantes mercados para promover o desenvolvimento comum e duas civilizações para impulsionar a causa do progresso humano, disse Wang.

De acordo com ele, a situação internacional atual é volátil e com crescentes incertezas. Ambos os lados devem fortalecer a comunicação estratégica, aumentar a confiança mútua, estabelecer consensos, e realizar diálogos e cooperações com base no respeito e o benefício mútuos.

Além disso, as duas partes devem promover o contínuo e sólido desenvolvimento das relações China-UE, com o fim de injetar estabilidade e energia positiva à situação internacional, disse Wang.

Fonte: XINHUA

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.