Recepção em comemoração ao Aniversário de Sua Majestade o Imperador do Japão- Brasília.

Ontem,06 de dezembro de 2018, quinta-feira, 19h, foi comemorada na  residência do embaixador do Japão em Brasília, a recepção da Data Nacional.    A  recepção da Data Nacional é um evento realizado todos os anos em comemoração ao aniversário de sua majestade o Imperador do Japão Akihito. O aniversário  é em 23 de dezembro, e neste ano ele completará 85 anos.  Este será o último aniversário que ele comemora como imperador do Japão. Em 30 abril, ele abdica ao trono, depois de 30 anos como imperador. Seu filho mais velho, Príncipe Herdeiro Naruhito, hoje com 58 anos, assume o Trono do Crisântemo no dia seguinte. A cerimônia oficial de entronização será realizada em outubro.

 Confira da íntegra o discurso do embaixador:

Boa noite!
Estou muito feliz em poder realizar, em grande estilo e contando com a presença de todos os senhores, esta recepção em comemoração ao aniversário de Sua Majestade o Imperador do Japão. Gostaria de agradecer a todos os presentes nesta noite. No próximo dia 23 de dezembro, Sua Majestade irá completar 85 anos de idade e, em janeiro do ano que vem, 30 anos desde a sua posse. Sua Majestade,  juntamente a Sua Majestade a Imperatriz, tem se dedicado aos compromissos oficiais, entretanto, irá abdicar do trono no dia 30 de abril do próximo ano e Sua Alteza Imperial o Príncipe Herdeiro será coroado no dia seguinte, o primeiro dia de maio. O ano de 2018, quando comemoramos os 110 anos da Imigração japonesa para o Brasil, ficou ainda mais marcante para a sociedade nipo-brasileira local, devido a vinda de Sua alteza Imperial o Príncipe Herdeiro ao país em março para dar uma palestra no Fórum Mundial da Água em Brasília e de Sua Alteza Imperial a Princesa Mako em julho. Com a visita da Princesa,
algumas cidades receberam pela primeira vez um membro de família imperial e a acolheram calorosamente. Este ano comemorativo está terminando com sucesso e tranquilidade, sendo realizados vários eventos em cada região. Gostaria de agradecer a todos os colaboradores na realização destes. Atualmente, a comunidade nipo-brasileira no Brasil é composta por cerca de dois milhões de pessoas. Ademais, no Japão, reside uma comunidade de aproximadamente duzentas mil pessoas. No ano que vem, gostaria de ampliar ainda mais a relação entre os dois países, unidos por laços humanos fortes e especiais.

Recepção em comemoração ao Aniversário de Sua Majestade o Imperador do Japão 06 de dezembro de 2018, quinta-feira, 19h, Residência do Embaixador do Japão Por outro lado, em 2018, ocorreram muitos desastres naturais no Japão, como chuvas torrenciais, tufões e terremotos. Agradeço profundamente a todos pelo apoio que recebemos. A região oeste do Japão e a província de Hokkaido, afetadas pelos desastres, estão se recuperando rapidamente graças aos esforços e à solidariedade das pessoas e já estão prontas para receber os turistas estrangeiros. Espero que o nosso país seja escolhido como destino nas próximas viagens. O Japão e o Brasil são parceiros importantes que compartilham de valores e princípios fundamentais. Neste ano, além da família imperial, o Brasil recebeu a visita do Ministro Kono
do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão. Em contrapartida, autoridades brasileiras visitaram o Japão, tais como: o Sr. Jair Bolsonaro, apenas deputado à época, Sr. Eunício Oliveira, Presidente do Senado e o Sr. Aloysio Nunes, Ministro das Relações Exteriores. Assim, o intercâmbio humano das autoridades está sendo muito ativo entre os dois países. Visando o fortalecimento dessa “Parceria Estratégica Global”, quero fazer com que a cooperação bilateral avance ainda mais em diversas áreas, como política, defesa, economia, ciência e tecnologia, educação, cultura e desporto. Neste ano, foi realizada a eleição geral no Brasil e espera-se que sob o governo do novo presidente, Sr. Bolsonaro, o país avance mais em diversas áreas, como política e economia. A nossa embaixada se esforça ainda mais para promover a relação entre Japão e Brasil. Atualmente, cerca de setecentas empresas japonesas atuam em solo brasileiro e cada uma delas carrega um papel central na promoção das relações econômicas entre nossos dois países. Cinco empresas japonesas – Yakult, NEC, Panasonic, Nisshin, e Miura boiler – montaram estandes esta noite para apresentarem seus produtos e serviços. Peço que prestigiem. Há poucos dias, foi decidido que a cidade de Osaka no Japão receberá a Exposição Mundial “EXPO” em 2025. Um pouco antes, em 2020, serão realizados os Jogos Olímpicos em Tóquio. Estão sendo realizados vários  ntercâmbios na área de esportes e trocas de ideias entre os dois países sobre os Jogos Olímpicos, tendo como lema “do Rio a Tóquio”. Mudando de assunto, na Copa América, que será realizada no Brasil no ano que vem, a seleção japonesa vai participar do evento como um país convidado. Espero que possamos assistir ao jogo entre Brasil e Japão na final da Copa. Se for realizado, poderemos ceder a vitória ao Brasil, já que será um jogo da Copa “AMÉRICA”. Hoje, nesta recepção, preparamos uma grande variedade de pratos da culinária japonesa, incluindo pratos feitos com arroz novo que acabou de chegar do Japão. Peço que apreciem. Além disso, oferecemos saquês japoneses do mais alto nível que vieram do Japão. Gostaria que, nesta oportunidade, os senhores descobrissem novos encantos nas comidas e nas bebidas japonesas. Para finalizar, desejando a prosperidade de todos aqui presentes e uma maior promoção da relação entre Japão e Brasil, encerro minhas palavras.
Muito Obrigado!

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.