Embaixada da França promove festa para celebrar safra do Beaujolais Nouveau

 

Embaixada da França promove festa para celebrar safra do Beaujolais Nouveau

(Jamila Gontijo para BrasiliaInFoco)

Uma festa para celebrar a vinicultura e a gastronômia da França. A Le Beaujolais Nouveau est arrivé, reuniu mais de 500 convidados na noite desta terça 4 na Embaixada da França em Brasília. O mote foi a comemoração da chegada da nova safra do vinho, que foi servido aos presentes acompanhado de um buffet de queijos e outros petiscos típicos da culinária  francesa. Ao final, foram servidos petit fours produzidos pelo chef confeiteiro Daniel Briand, proprietário da patisserie mais tradicional de Brasília.  

O vinho beaujolais nouveau fica pronto para consumo aproximadamente dois meses após a colheita. Ele é produzido a partir de uvas gamay, que fermentam sem esmagamento, onde a pele da uva é estourada pelo próprio processo de fermentação. O resultado é um vinho frutado, leve e fresco.

Além da gastronomia, uma pista de dança animou os convidados  com uma seleção musical que incluiu clássicos do pop internacional, música francesa e o funk brasileiro. Le Beaujolais Nouveau est arrivé é um evento coproduzido pela Embaixada da França e pela Aliança Francesa.

O Embaixador da França, Michel Miraillet recepcionou os convidados no evento realizado na área externa e também nas instalações da residência oficial, construção originalmente confiada à Le Corbusier, que faleceu antes do início das obras, concluídas em 1974. A construção foi então entregue ao arquiteto Guillermo Jullian de la Fuente, de origem chilena e ex-colaborador do ateliê de Le Corbusier.