Presidente do Paraguai Santiago Pena, visita o Presidente Lula hoje

Reunião entre o Presidente da República e o Presidente eleito do Paraguai – Brasília, 16 de maio de 2023

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve, hoje, 16 de maio, em Brasília, reunião com o Presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña.

Durante o encontro, o Presidente Lula reafirmou sua disposição em seguir desenvolvendo a parceria com o país vizinho, com vistas ao aprofundamento da relação bilateral e ao fortalecimento da integração entre os países da América do Sul. Reiterou, igualmente, ao Presidente eleito seus votos de êxito no desempenho do mandato, que se iniciará em agosto próximo.

Na ocasião, repassaram alguns dos principais pontos da agenda bilateral, como a cooperação no âmbito da Itaipu Binacional, do MERCOSUL e a colaboração em projetos de infraestrutura comum e no combate a ilícitos internacionais.

Na América Latina, o Paraguai abriga a maior comunidade brasileira residente no exterior, superior a 245 mil pessoas. O Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai e é a maior origem de investimentos estrangeiros diretos no país vizinho (US$ 904 milhões). Em 2022, a corrente comercial entre os dois países alcançou valor recorde de US$ 7,15 bilhões – um incremento de 7,8% em relação ao ano anterior.

 

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.