Eleições na Turquia: Canditados vão para o segundo turno mas Tayyip Erdogan tem maioria dos votos

As eleições na Turquia estão se encaminhando para o segundo turno, apontam agências de notícias do país. O presidente Recep Tayyip Erdogan largou na frente na apuração deste domingo (14), mas sua vantagem vem se reduzindo conforme a contagem avança.

Com pouco menos de 90% das urnas apuradas, o atual mandatário aparece com 49,4% dos votos, contra 44,3% do líder da oposição, Kemal Kilicdaroglu. No entanto, a diferença chegou a ser de 54% a 39% para o presidente no início da apuração.

Os centro de votação foram fechados às 17h (11h em Brasília), e a apuração também mostra a aliança pró-Erdogan em vantagem nas eleições legislativas, com 55,3% dos votos. Já a coalizão de oposição está com 30,9%.

Durante a votação, Erdogan, que está no poder há 20 anos, primeiro como premiê e depois como presidente, disse esperar que o pleito seja “benéfico para a democracia turca”.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.