Para celebrar o Dia Mundial Hindi-2020 a Embaixada da Ìndia organizou um evento em 17 de janeiro

Para celebrar o ‘Dia Mundial Hindi-2020″ a Embaixada da Ìndia em Brasilia organizou um evento em 17 de janeiro na sede da Embaixada. O programa contou com muitas atividades relacionadas ao Hindi e com a participação de pessoas da diáspora indiana, diplomatas e brasileiros, incluindo alunos de aulas de hindi e ioga. Em seu discurso, o Encarregado de negócios Sr Koventham, enfatizou a promoção do hindi no exterior e a apresentação como língua internacional, e incentivou cada vez mais pessoas do Brasil para aprender hindi nas aulas ministradas pela professora indiana na Embaixada.

hindi é uma , e falada por 70% dos indianos principalmente no norte, centro e oeste da Índia. É parte de uma continuidade da família indo-ariana fortemente associado a religião hindu.

Os falantes do hindi não são apenas os que o reconhecem como uma língua materna, mas também falantes de outras variantes que consideram o seu idioma uma variante do hindi padrão. Um censo realizado em 2001 revelou que mais de 258 milhões de indianos consideram o hindi como sua língua materna, o que faz do hindi a quinta língua mais falada do mundo.

De acordo com a Constituição indiana de 1950, o híndi é uma das línguas oficiais da Índia em nível federal. Entre as várias línguas oficiais da Índia, o híndi goza, ao lado do inglês, de maior prestígio dentro da sociedade indiana.

História

Após a independência da índia  as autoridades sentiram a necessidade de uma unificação dentro do idioma, portanto decidiu-se por padronizar o hindi como língua separada do urdu, dentro das seguintes convenções:

  • Padronização gramatical: Em 1954 o governo da Índia organizou um comitê para preparar uma gramática para o hindi. O relatório final do comitê foi concluído em 1958 com o título de “Gramática Básica do Hindi Moderno”.
  • Padronização ortográfica: obrigatoriedade do uso do alfabeto pelo Ministério da Educação indiano na intenção de uniformizar a língua e evitar desvios de pronúncia, inclusive na adição de diacríticos para datação de palavras de outras línguas.

A constituinte oficializou o hindi como idioma oficial da União em 14 de setembro de 1949, esta data foi adotada mundialmente como sendo o dia da língua hindi.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.