Países latino-americanos e caribenhos procuram “boas oportunidades” no mercado de comércio de serviços da China

Autoridades de países da América Latina e do Caribe expressaram seu otimismo sobre o mercado de comércio de serviços da China e sua disposição de aprofundar a cooperação com a China, à margem da atual Feira Internacional de Comércio de Serviços da China (CIFTIS) nesta terça-feira.

O conselheiro da Embaixada do Equador na China, Andres Armas disse que espera promover os serviços característicos do Equador através da CIFTIS e criar mais novas oportunidades de negócios para os dois países.

“Nosso foco é promover os produtos de exportação do Equador, bem como ajudar os investidores chineses a encontrarem oportunidades por parte da comunidade”, disse Armas.

O diplomata expressou a esperança de que a cooperação bilateral no comércio de serviços seja ampliada e alcance maiores resultados.

Serviços de comércio eletrônico no Equador, como compartilhamento de bicicletas e plataformas online para comprar alimentos e outros bens, têm visto uma demanda crescente durante a pandemia, disse Armas, acrescentando que “eles têm muito potencial no Equador”.

Observando que cerca de 20.000 turistas chineses visitaram o Equador no ano passado, Armas disse esperar “que esses números continuem aumentando no futuro” já que o turismo é um setor-chave da economia nacional equatoriana.

Notando que 90% da geração de energia do Equador agora vem de hidrelétrica, ele destacou que as empresas chinesas têm prestado grande ajuda na construção de projetos relacionados.

Alfonso Sesma Julian, representante da Seção de Assuntos Econômicos da Embaixada do México na China, disse que várias empresas chinesas o abordaram para discutir a cooperação na feira.

“Algumas empresas chinesas entraram em contato conosco, e espero que possam desenvolver seus negócios no México e estabelecer empresas lá”, disse Julian.

Corey Archer, segundo secretário da Embaixada de Barbados na China, disse que ainda há muito espaço para cooperação bilateral no campo do comércio de serviços, incluindo turismo, finanças e seguros, gestão de riqueza, educação e treinamento.

“Barbados é um centro regional com extensas ligações de transporte para os Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e região do Caribe, onde serve como o hub regional para muitos destinos”, disse ele.

A sexta CIFTIS anual, o primeiro grande evento econômico e comercial internacional realizado online e offline pela China desde o surto de COVID-19, foi inaugurada na sexta-feira passada.

Fonte: Xinhua

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.