Países de língua portuguesa se reúnem em Salvador para cooperação cultural

Entre os dias 4 e 5 de maio acontece a X Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Salvador (BA). Além da participação do Ministério da Cultura do Brasil, o encontro contará com a presença dos ministros de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, além de representantes de Guiné Equatorial e Timor-Leste.

“Vamos trabalhar para que estes encontros não sejam apenas de confraternização, mas de intercâmbios efetivos entre os países, um espaço para afirmação da cultura de cada um”, afirma o ministro da Cultura brasileiro, Roberto Freire.

Na ocasião, os ministros terão a oportunidade de debater temas como audiovisual – programa de maior êxito no âmbito da CPLP –, patrimônio cultural, língua portuguesa e a revisão do Plano Estratégico de Cooperação Cultural Multilateral da CPLP.

Encontro

O encontro será precedido por uma reunião preparatória, a 5° Reunião de Pontos Focais de Cultura, realizada ao longo da quinta-feira (4), quando paralelamente também ocorrerão reuniões bilaterais entre ministros para negociação de acordos.

A reunião dos ministros da Cultura da CPLP ocorre a cada dois anos e é organizada pelo país que detém a presidência do Bloco, desde que haja quórum mínimo de seis países para sua realização.

Durante o encontro, Salvador ganhará o título de Capital da Cultura da CPLP. A cidade foi escolhida, pelo Ministério da Cultura, por ter sido a primeira capital do Brasil, além de ser importante ponto de confluência de culturas europeias, africanas e ameríndias e um centro de difusão da língua portuguesa nas mais variadas manifestações culturais.

CPLP

Criada em 1996, a CPLP é uma organização internacional multilateral de países lusófonos, cujo fundamento é a Língua Portuguesa, bem como o vínculo histórico comum entre as nove nações localizadas em um espaço geograficamente descontínuo.

A CPLP constitui, em consonância com as diretrizes da política externa brasileira, foro prioritário de atuação do Ministério da Cultura (MinC) em sua área de competência.

Desde 1º de novembro de 2016, na ocasião da XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em Brasília, o Brasil assumiu a presidência rotativa do bloco pelo biênio 2016-2018. Anteriormente, a presidência estava com o Timor-Leste.

Fonte:Portal Brasil-Creative Commons