Número de mortes pelo novo coronavírus na China ultrapassa o de SARS

O número de mortes causadas pelo novo coronavírus na China continental chegou a 811, ultrapassando o total global de mortos da epidemia de SARS em 2003.

A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou 89 novas mortes no sábado (8). O surto de SARS, ou Síndrome Respiratória Aguda Grave, matou 774 pessoas até a declaração do fim da epidemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O número de novos casos confirmados chega agora a 2.656, elevando o total para 37.198, sendo que 6.188 pessoas estão em condições graves.

Houve 3 mil novos casos de infecção diariamente por 5 dias consecutivos até sexta-feira (7). Contudo, o número foi menor no sábado.

A agência estatal de notícias chinesa, Xinhua, diz que um hospital construído recentemente em Wuhan iniciou a operação neste sábado (8). Segundo relatos, o Hospital Leishenshan, o segundo a ser construído desde o surto do vírus, irá receber 1.500 pacientes.

Entretanto, o crescente número de pacientes em condições graves está se tornando um sério problema para o sistema médico.

Reinício das operações nas empresas

Empresas, cujas atividades continuam suspensas desde os feriados do Ano Novo Lunar, devem reiniciar suas operações em muitas regiões a partir de amanhã (10).

Contudo, poderá ser necessário mais tempo para que companhias retomem integralmente as operações, uma vez que muitas pessoas não estão conseguindo retornar de suas cidades natais, devido a restrições no sistema de transporte.

*Emissora pública de televisão do Japão

Fonte: Agencia Brasil

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.