Museu da Democracia será construído na Esplanada dos Ministérios

Custo estimado é de R$ 40 milhões e será financiado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)

O governo federal cedeu uma área na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para a construção do Museu da Democracia. O Ministério da Cultura informou que, desde o início do ano passado, após os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro, trabalha para viabilizar a construção do museu. O terreno fica no setor cultural, ao lado do Teatro Nacional Claudio Santoro. A destinação ainda deve ser formalizada.

O projeto arquitetônico do museu será resultado de um concurso nacional que vai ser lançado pelo Ministério da Cultura e o Instituto Brasileiro de Museus. Só depois, será possível licitar a obra, com expectativa para começar em 2025.

Para este empreendimento serão investidos R$ 40 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

De acordo com nota do ministério, o museu deverá ser “uma instituição cívica, plural e construída em sintonia com todos aqueles que apoiam a democracia”.

Hoje (8), o Instituto de Museus foi lançado o repositório do Museu da Democracia, um ambiente virtual para sistematizar, organizar e difundir um catálogo de memória sobre a democracia contemporânea do país. O repositório servirá de base para uma campanha para mobilizar museus e pontos de memória, pela construção de direitos em nível local.

O repositório fica disponível a partir da data de um ano dos ataques e atos antidemocráticos do 8 de janeiro de 2023, no endereço: democracia.museus.gov.br.

Com informações da Agência Brasil

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.