Missão Diplomática do Vietnã promove evento de confraternização com a imprensa

                                                                                                       

 

O Embaixador do Vietnã em Brasília Senhor H.E. Do Ba Khoa  e a missão diplomática do país receberam na Embaixada,hoje(06 de julho),  profissionais da imprensa  ligados a orgãos internacionais  no Distrito Federal, membros do Itamaraty ,diplomatas e embaixadores de outros países , o motivo foi uma confraternização e o recebimento do prêmio de melhor reportagem sobre o Vietnã  concedido a TV Supren e ao apresentador Willian G. Saint.

Sobre o Vietnã :

O país possui participação em 63 organizações internacionais, incluindo a Organização das Nações Unidas (ONU), a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), o Movimento Não Alinhado (MNA), a Organização Internacional da Francofonia (OIF) e a Organização Mundial do Comércio (OMC). Além destas, é membro de cerca de 650 organizações não governamentais.

O Vietnã  tem  relações diplomáticas com 178 países, incluindo os Estados Unidos, que passaram a ter relações normalizadas com o país em 12 de julho de 1995. O primeiro país a estabelecer relações diplomáticas com o Vietnã foi a República Popular da China, em 18 de janeiro de 1950, seguido da Coreia do Norte e da República Checa, em 31 de janeiro e 2 de fevereiro de 1950, respectivamente. Na África, foi com a Argélia que o país estabeleceu sua primeira relação diplomática no continente, em 28 de outubro de 1962. A Guiana foi o primeiro país americano a formalizar relações com o país, sendo que na Oceania essa ação deu-se primeiramente com a Austrália, em 26 de fevereiro de 1973.] Entre os países lusófonos, as relações diplomáticas entre o Vietnã e Portugal deram início em 1 de julho de 1975 e, com o Brasil, em 8 de maio de 1989

Economia e Exportação:

Com uma economia e Desenvolvimento e crescimento constante,

o Vietnã tornou-se o maior exportador de arroz do mundo, com uma safra de aproximadamente 40 milhões de toneladas. Outro destaque é a produção de café, onde as 800 mil toneladas permitem ao país ser o segundo maior produtor e exportador do mundo, destacando-se também na produção de chábanana e pescado.

Na mineração se destacam o carvão e o petróleo, produzidos em grande quantidade, que permitiram um rápido crescimento do setor industrial nos últimos anos. A indústria se concentra nos três principais núcleos urbanos de Ho Chi Min (indústria têxtil), Hanói(indústria pesada) e Haiphong (indústria naval). Destaca-se também o centro de processamento de alimentos distribuídos em todas as regiões do país.

 

Fonte : Wikipedia

  

Turismo:

As principais cidades

são: HanóiHuéDanangNha TrangPhan ThietVung TauCidade Ho Chi Minh e Da Lat. O país possui 124 praias populares. Existem 30 parques nacionais no país, sendo que o parque nacional de Phong Nha-Ke Bang é património Mundial da UNESCO. Há cinco patrimónios mundiais no Vietnã: Baía de Ha Long (uma baía com milhares de ilhotas de calcário) Phong Nha-Ke Bang (um parque nacional com 300 cavernas e rios subterrâneos), Hué (antiga capital do país), Hoi An (centro comercial antigo) e My Son (antiga capital do Champa). 

 

 

 

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.