Miss Nikkey( DF ) Cintia Sakata, concede uma entrevista exclusiva a nossa equipe

                                                                                                             
Explique para os leitores, por gentileza, o que é o Miss Nikkey.
     Miss Nikkey é um concurso de beleza com o objetivo de compartilhar e demonstrar a beleza das japonesas e seus descendentes. Divulgando,consequentemente, a cultura japonesa.

1- Você é  descendente  de japoneses , fale-nos um pouco sobre a tragetória de sua família saindo do Japão, até chegar em Brasília.

    Meu pai é filho de japoneses, que viviam em áreas rurais da região da cidade de Lins, Marília e São Paulo capital. Meu avô , Matau Sakata, veio do Japão com 5 anos de idade acompanhando a família, viveu por mais de 50 anos em Ribeirão Preto (SP), mas já é falecido há 10 anos.
    Minha avó, Nobuco Sakata, ainda é viva. Morava também em Ribeirão Prêto (SP), filha de japoneses que vieram do Japão. 
    Meu pai veio para Brasília em 1977 e casou-se com a minha mãe, que é brasileira originária do  Rio de Janeiro. Eles tiveram dois filhos, eu, Cintia Gomes Sakata e meu irmão, Jean Gomes Sakata. Temos muito orgulho de nossa descendência japonesa e poder representar uma cultura tão rica e deslumbrante, me deixa mais orgulhosa ainda!
 
2- Explique -nos como surgiu a ideia de desfilar para concorrer ao concurso.
    Eu sempre quis participar do concurso, vou ao Festival do Japão aqui em Brasília já tem 4 anos, então já sabia e aspirava participar desde pequena. Porém até recentemente eu não sabia que podia participar tendo menos de 18 anos, o que foi o maior motivo de eu não ter participado naquela época, mas acredito que foi bom não ter participado antes, pois ainda tinha e tenho muito a amadurecer tanto fisicamente quanto psicologicamente.
3 Você ganhou como representante do Distrito Federal ,no concurso que acontecerá em São Paulo, conte-nos por favor ,  quando acontecerá   e os  os detalhes do concurso.
    O concurso acontecerá no Festival do Japão em São Paulo na São Paulo Expo Exhibition & Convention Center ( Rodovia dos Imigrantes km 1.5) de 18h até 21h. Os critérios exatos de avaliação eu não sei, mas alguns, acredito que sejam, simpatia, graciosidade no desfile, beleza estética, entre outros. São três tipos de traje, o de gala, o happí (vestido tradicional japonês) e o biquíni. O concurso conta com a presença de alguns jurados, não sei a quantidade, que estão inseridos na comunidade japonesa, influências no ramo de beleza, etc. O ator e cantor Yudi Tamashiro, o baterista da banda CPM 22 conhecido como Japinha, a dançarina do Faustão Suellem Morimoto, entre outros, são todos artistas que fizeram parte da banca do júri no concurso do ano passado.
                                                                                             
4- Conte- nos um pouco sobre você, seus estudos,suas aspirações profissionais e se você  tem algum projeto de vida que inclua retornar ao japão .
    Eu estou cursando meu primeiro semestre em Relações Internacionais na Universidade Cruzeiro do Sul (UDF), ainda não tenho certeza de qual será minha área de atuação, mas com essa formação espero expandir minhas oportunidades sobretudo em projetos que envolvam o meio internacional. Estou gostando bastante do curso, até agora foram matérias que tenho bastante afinidade e gosto de estudar. Visitar o Japão é um dos meus sonhos e espero um dia poder realiza-lo, não somente como Cintia, mas também como Miss Nikkey Brasil 2017, o que seria realmente extraordinário.
Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.