GREEN NATION LEVA EXPERIÊNCIAS INTERATIVAS, SENSORIAIS E EMOCIONAIS PARA O 8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA, EM BRASÍLIA

GREEN NATION LEVA EXPERIÊNCIAS INTERATIVAS, SENSORIAIS

E EMOCIONAIS PARA O 8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA, EM BRASÍLIA

Na sua quarta edição, a primeira fora do Rio de Janeiro,

o Movimento ocupará cerca de 2.700 m² da Vila Cidadã do Fórum

 

Fotos: http://bit.ly/2CpDjRp.

Vídeos:

Manifesto: https://www.youtube.com/watch?v=vSqvVNZEajI

Resumo edição 2016: https://www.youtube.com/watch?v=bRtVSvUsuGU

 

Tratar de temas como água e sustentabilidade por meio de uma série de experiências interativas, sensoriais e emocionais, festival multimídia e momentos de diálogo e diversão com o objetivo de despertar novas atitudes no cotidiano das pessoas.

Em síntese, essa é a proposta do Green Nation, movimento brasileiro criado em 2012, que na sua quarta edição – a primeira fora da capital fluminense – ocupará a Vila Cidadã, área gratuita e aberta ao público dentro do 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, entre 17 e 23 de março.

 

As atividades trazem diversos olhares sobre a água que é rio, mar, gelo, mata ciliar, alimento, transporte, reciclagem, inovação e tecnologia. No total, serão apresentadas mais de 57 horas de atrações, sendo que um passeio pelas nove instalações do Green Nation, que ocupará cerca de 2.700 m² da Vila Cidadã, os visitantes levarão em média 1h10min de imersão sobre os temas propostos.

“Nós acreditamos que a sustentabilidade  é  uma atitude. Para entendê-la é preciso experimentar. Quem sente não esquece e muda seus hábitos porque entende que a sua vida e de outros depende disso. O Green Nation acredita que, para garantir o futuro do planeta agora, é preciso engajar pessoas através das emoções e das inovações. No Fórum Mundial da Água, nossa missão é mostrar a sustentabilidade em todos os sentidos”, destaca o diretor-geral do Green Nation, Marcos Didonet.

Principal patrocinadora do espaço, AMA é a água mineral da Cervejaria Ambev que traz um benefício extra além de hidratar, o lucro das vendas é investido em projetos de acesso à água nas comunidades rurais do semiárido brasileiro. “AMA faz parte do nosso sonho na Ambev de fazer um mundo melhor. Ela une as pessoas, já que a AMA que você bebe ajuda a levar água para quem não tem. Com muito orgulho, apoiamos iniciativas como o Green Nation, uma oportunidade inspiradora para incentivar e educar novas gerações sobre a importância da água e o acesso deste recurso para toda a população”, explica Filipe Barolo, gerente de sustentabilidade da Cervejaria Ambev.

 

Sensações – No Espaço Green Nation na Vila Cidadã, os visitantes poderão conhecer e interagir com as seguintes instalações: Estação AntárticaSubmarinoNaveAsa DeltaFlorestas do MarFalta Água!Plante ÁguaPET Vira PET e Sabores e Sentidos. Também serão realizadas oficinas de cocriação, Festival Multimídia, Mostra de Cinema, oficinas maker, oficinas de design thinking para crianças, contação de histórias e muito mais.

Como destaques, na instalação “Submarino”, o público, por meio de um ambiente multimídia, irá imergir ao fundo do mar, tendo contato com as exuberantes fauna e flora marinhas, que sofrem com poluição, lixo e pescas predatórias. Já na “Asa Delta” – simulador em realidade virtual – os visitantes “voam” numa viagem emocionante a lugares no Brasil em que a água é protagonista no transporte, na alimentação, na geração de energia e muito mais. O público também conhecerá de perto como é a vida no frio extremo, por meio da instalação “Estação Antártica”, que reproduzirá o laboratório e a moradia dos cientistas.

Em Sabores e Sentidos, os participantes irão degustar diferentes sucos e descobrirão o segredo da embalagem dos ingredientes (que vai muito além da proteção ao alimento), tudo isso de olhos vendados. Por fim, os caminhos da reciclagem e as oportunidades para o reaproveitamento do plástico estarão presentes na instalação “PET Vira PET”, que mostra a importância da reciclagem de um jeito descomplicado e a sua relação com a economia de água e a redução do lixo no planeta, a partir de uma máquina de reciclagem de PET.

Camp e Contação de Histórias – O universo do empreendedorismo e das startups também não ficará de fora da programação. Nos dias 19, 20 e 21 de março o Green Nation receberá o “Camp de Ecoinovação: Desafio Água”, voltado a empreendedores que tenham ideias inovadoras sobre o uso da água. Já a área de contação de histórias, terá a participação de diferentes projetos e autores: Projeto DouradinhoTurma do Planeta e a escritora indígena Eliane Potiguara.

GREEN NATION – VILA CIDADÃ – 8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA – ESPAÇOS E ATIVIDADES

Estação Antártica – A estação mostrará como é viver no frio extremo, sentir a neve e compreender a importância da Antártica para o planeta, numa reprodução do laboratório e da moradia dos cientistas. Cada visitante poderá entender os impactos do aquecimento global na vida marinha, além de conhecer a realidade dos pesquisadores brasileiros na Estação Comandante Ferraz e a vida na Antártica.

Submarino – Ambiente audiovisual que simula a imersão em um mar com fauna e flora exuberantes formadas por baleias, tartarugas e muitos peixes. O ambiente, porém, também estará afetado por lixo, pesca predatória, redes de arrasto e poluição. Os “tripulantes” navegam conhecendo o fundo do oceano e compreendendo sua importância para os diversos ecossistemas.

Nave – Os visitantes perceberão a importância dos rios, viajando numa nave espacial cenográfica, que “sobrevoará” o Rio Guandu e a maior estação de captação de água do mundo, que ficam no Rio de Janeiro. A experiência mostra que a população cresce e o abastecimento da água para toda a cidade é um desafio. O público verá como é necessário respeitarmos cada gota disponível.

Asa Delta – Uma viagem em realidade virtual tendo como foco de abordagem o protagonismo das águas brasileiras. Os visitantes “voam” em uma asa delta em realidade virtual, numa viagem emocionante a lugares em que a água possa ser transporte, alimento, energia e entretenimento, como a usina hidrelétrica de Ilha Solteira, uma das mais importantes do Brasil, administrada pela CTG Brasil, uma das empresas patrocinadoras do Green Nation.

Falta Água! – A seca extrema já é realidade em várias partes do Brasil e do mundo. Nessa instalação, o visitante é convidado a imaginar sua vida sem água. Por meio de um jogo, serão propostos vários desafios que reforçam a importância da mudança de hábitos em relação à água que chega a nossas torneiras. Tema importante e conectado com a causa de AMA, água da Cervejaria Ambev que reverte todo o lucro para projetos de acesso à água .

Cocriando o Futuro – Nestas oficinas, os participantes desenvolvem novos olhares sobre atitudes que precisam mudar para construir uma sociedade sustentável e realmente nova. Cada um traz suas ideias, que serão trabalhadas com o desafio de se descobrir como colocá-las em prática.

Florestas do Mar – O público descobrirá a floresta de corais como os berçários dos oceanos, podendo ver muita vida, cores, peixes e belezas que estão escondidas. No entanto, no mergulho, nem só a beleza aparecerá, o visitante também perceberá como a atitude de cada um pode destruir esses berçários da vida marinha.

PET Vira PET – Instalação que mostra a importância da logística reversa e sua relação com a economia de água e a redução do lixo no planeta, de um jeito descomplicado a partir de uma máquina de reciclagem de PET. Comprar uma garrafinha é prático, mas qual é o caminho que ela faz depois que hidrata nosso corpo? Este ambiente reforçará a importância do cuidado com o descarte. O público conhecerá os caminhos da reciclagem e as oportunidades para o reaproveitamento do plástico.

Plante Água – O desmatamento afeta a água muito mais do que se possa imaginar. Neste ambiente, o visitante conhecerá e poderá adotar 15 espécies de árvores que serão plantadas e acompanhadas como legado da participação do Green Nation no Fórum Mundial da Água.

Sabores e Sentidos – De olhos vendados, os participantes irão degustar diferentes sucos e descobrirão o segredo da embalagem dos ingredientes, que vai muito além da proteção ao alimento. As embalagens dos sucos são da Tetra Pak, uma das empresas patrocinadoras do Green Nation.

Arduino Flamingo da Seca – Nesta oficina Maker, será criado o Flamingo da Seca, sensor de umidade a partir do uso de Arduino (plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única). Cada participante sairá com seu sensor para vasos ou pequenos jardins, que indicará quando as plantas precisam ser aguadas, otimizando o consumo.

Design Thinking para Crianças – Oficina Maker em que será vivenciado um processo de reflexões sobre o consumo de água nos ambientes mais próximos (casa, escola etc), além da prototipagem e da criação de soluções para reuso, reciclagem ou redução (3Rs) do consumo de água nesses locais.

 

Camp de Ecoinovação: Desafio Água – Tendo como ponto de partida a ecoinovação, empreendedores e startups apresentarão suas ideias criativas para o uso eficiente, reaproveitamento e reuso, redução do desperdício e despoluição da água nos setores público ou privado. Dias 19, 20 e 21 de março.

Contação de Histórias – O Projeto Douradinho convida crianças a sentirem, pensarem e agirem em defesa dos rios e matas ciliares a partir do livro “Amiga Lata, Amigo Rio”. O projeto Turma do Planeta lançará o livro da primeira aventura contando a história de “Como Tudo Começou”. Já a escritora de origem étnica potiguara, Eliane Potiguara, também integra essa área da programação com o livro “A Cura da Terra”, história que fala sobre a natureza, os homens, a origem das coisas e a sabedoria dos ancestrais.

Mesa de Debates “Água na Mídia” – No dia 22 de março, entre 16h e 18h, em parceria com a TV Globo, autores de novelas e minisséries, mediados pela jornalista Sônia Bridi, abordarão o assunto sobre como a questão da água pode e deve ser tratada na dramaturgia e outros produtos audiovisuais, na arena da Vila Cidadã.

Festival Multimídia – Até o dia 15 de março o Green Nation recebe pelo seu site oficial (www.greennation.com.br) fotografias, filmes/vídeos de micro metragem em ficção, documentário e animação. No último dia do evento, serão conhecidos os vencedores destas categorias que concorrem ao “Troféu Green Nation”.

Mostra de Cinema – Exibição première da série “Manual de Sobrevivência para o Século 21”, episódio “Água que vem do céu”, com a presença do diretor João Amorim e do ator e apresentador Marcos Palmeira. A quarta edição da mostra oferece ao público olhares transversais sobre as várias questões da água. Dia 21 de março, às 18h30.

Esta edição do Green Nation na capital federal é apresentada pela AMA (água mineral da Ambev) e conta com o apoio da ONU Meio Ambiente, da CNC e da Rede Globo, parceria institucional do Ministério do Meio Ambiente, além dos patrocínios da CTG Brasil e Tetra Pak.

SOBRE O GREEN NATION

O Green Nation é um movimento brasileiro que une experimentação, sensorialidade, emoções e interatividade, entretenimento e inovação para dialogar com a sociedade sobre as mudanças necessárias para a consolidação de novos cenários para pessoas, negócios e o meio ambiente. As ações são estruturadas em três áreas: Sustentabilidade, com atividades voltadas para o meio ambiente, cidades justas e sustentáveis; Cidadania, que tem foco em diversidade, tecnologia da informação, comunicação e negócios sociais; e Bem-estar, que pensa sobre saúde e incentiva o esporte e a qualidade de vida.

FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos e é uma iniciativa do Conselho Mundial da Água, uma organização internacional com sede em Marselha, França, composta por representantes de governos, academia, sociedade civil, empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema água.

O evento é organizado no Brasil pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional das Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa). A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é integrante do Comitê Organizador Nacional (CON).

As sete edições anteriores foram realizadas em Marrakesh (Marrocos, 1997), Haia (Holanda, 2000), Kyoto (Japão, 2003), Cidade do México (México, 2006), Istambul (Turquia, 2009), Marselha (França, 2012) e Gyeongju e Daegu (Coreia do Sul, 2015).

DEPOIMENTOS PATROCINADORES:

“A CTG Brasil tem o DNA da Sustentabilidade em sua missão, que é prover energia limpa para as pessoas por meio de projetos em harmonia com o planeta. Por isso, temos todo o interesse em apoiar iniciativas como o Green Nation, que promovem a conscientização desse tema tão relevante para a sociedade”.

Salete da Hora, diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil.

Sobre a CTG Brasil

Criada em 2013, a CTG Brasil é uma subsidiária 100% controlada pela China Three Gorges Corporation. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,27 GW. Segunda maior geradora privada de energia do país, a CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

“A Tetra Pak tem o compromisso com a sustentabilidade e com a redução do impacto ambiental em sua cadeia de valor, por meio de ações que vão desde a utilização de matérias-­‐‑primas renováveis até o incentivo de uma cultura voltada à promoção da coleta seletiva e reciclagem de nossas embalagens. Envolver cada vez mais pessoas neste debate é uma de nossas metas para fortalecer esta causa. Por isso, convidamos as pessoas a integrarem a mobilização contra o desperdício e a favor da preservação dos recursos naturais. A conscientização é o elemento-­‐‑ chave para as mudanças que desejamos instituir”.

Valéria Michel, diretora de Meio Ambiente da Tetra Pak.

 

Sobre a Tetra Pak

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 170 países ao redor do mundo. Com mais de 24 mil funcionários, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™” reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.

Sobre a Cervejaria Ambev

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, mais de 32 mil pessoas dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalham juntas para garantir momentos de celebração e diversão.

A Ambev é uma cervejaria inovadora, que busca sempre novos sabores e formas de surpreender seus consumidores. Além das melhores cervejas, o portfólio conta ainda com refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas como Antarctica, Brahma, Skol, Budweiser, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica e Do Bem, e com a AMA, a primeira água mineral da Ambev, que destina 100% de seu lucro para projetos que levam água às famílias da região do semiárido brasileiro.

Só em 2016, a cervejaria investiu cerca de R$ 2 bilhões no país. Mas também quer deixar um legado além dos investimentos. Para isso, conta com uma ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois a Ambev acredita que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto.

SERVIÇO

GREEN NATION – VILA CIDADÃ – 8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

De 17 a 23 de março de 2018 – 09h às 17h Estádio Nacional Mané Garrincha Credenciamento prévio:

http://www.worldwaterforum8.org/pt-­‐‑br/credenciamento

Siga:

Site: www.greennation.com.br

Facebook: www.facebook.com/greennationbrasil/

Instagram: @greennationbrasil

Youtube: https://www.youtube.com/user/GreenNationFest

 

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.