Finlândia, o país mais feliz do mundo comemora sua data nacional em Brasília.

Representante do Itamaraty discursa no evento

O embaixador Jouko Leinonen, foi o anfitrião da festa realizada em Brasília, no dia 03 de dezembro de 2019. O evento foi marcado pelo lançamento de um selo em alusão aos 100 anos de relações diplomáticas com o Brasil.

Presidente dos Correios General Floriano Peixoto Neto e Diplomata Brasileiro

O presidente dos Correios do Brasil, General Floriano Peixoto Neto, esteve presente e discursou no evento falando da importância da Finlândia para o Brasil. O embaixador citou a colônia finlandesa na cidade brasileira de Penedo e membros da comunidade também prestigiaram a festa com roupas típicas e danças .Falou também sobre as conquistam do país e da amizade com o Brasil que é longa e se estabilizou logo após a primeira guerra mundial.

General Floriano Peixoto Neto e Embaixador lançam o Selo em Homenagem aos 100 anos de relações diplomáticas

Comunidade Finlandesa dança na Festa

Em 1917 a Finlândia tornou-se um país independente. A data nacional é comemorada no dia 06 de dezembro, uma época fria e escura na qual as luzes de natal e as velas acesas nas casas trazem um pouco de luz.

Vela e bandeira da Finlandia

Todos os anos, há um grande baile no palácio presidencial. Quase 2000 pessoas são convidados ao palácio, entre ministros, membros de parlamento, diplomatas, veteranos de guerra e outras pessoas que se destacaram na área de esportes ou artes. Pessoas comuns o também são convidadas.

comidas típicas servidas na Data Nacional

Eventos alternativos, como passeatas organizadas neste dia chamam atenção aos problemas e desafios que o país enfrenta. Cultos e marchas de estudantes com tochas homenageiam os heróis da guerra e coroas de flores são levados aos cemitérios. A população costuma levar velas acesas para as sepulturas das suas entes queridas deixando as chamas acesas iluminando a noite polar.Duas coisas marcam a comemoração no país todo: duas velas acesas, uma branca e uma azul, nas janelas e as bandeiras hasteadas.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.