Entrevista com o Embaixador do Chipre no Brasil

Entrevista com o embaixador Haralambos Kafkarides concedida a Jornalista Fabiana Ceyhan

Entrevistei hoje o simpático embaixador do Chipre no Brasil, as vezes falamos em turco, em Inglês e até mesmo em português, a língua não é problema pra ele que domina vários idiomas e já morou também na Inglaterra( assim como eu) então a nossa sintonia é muito boa. Um amigo, que considero e admiro pela sua habilidade de manter relações pessoais e diplomáticas no Brasil .

1-Please tell us about Cyprus and Brazil diplomatic relations. Traducão: Explique- nos sobre as relações diplomaticas entre o Chipre e o Brasil.

Haralambos Kafkarides


O Chipre e o Brasil estabeleceram relações diplomáticas em 1966 e as relações aumentaram bastante após a abertura da Embaixada em Brasília em 2009 e em Nicósia em 2010. O Brasil tem um papel significativo na Missão de Paz da ONU no Chipre (UNFICYP), na qual contribui com alguns militares a cada seis meses. No ano passado, a balança comercial que é favorável ao Brasil chegou a quase 300 milhões de dólares que é bem significativo se levarmos em consideração que somos uma ilha com quase um milhão de habitantes.

2-What are the main products that Cyprus imports from Brazil and what exports? Tradução: Quais os principais produtos que o Chipre importa e exporta do Brasil.


O Chipre importa principalmente produtos agrícolas como café e açúcar. Já nós exportamos para o Brasil
produtos farmacêuticos, extintores de incêndio etc. Muitas empresas usam o Chipre como um hub devido ao fato que somos membros da União Europeia e a nossa localização privilegiada. Estamos entre a Europa, Ásia, e África que é vantajoso nas transações comerciais.

3- Could you explain to us also about projects and agreements between Cyprus and Brazil to be
signed?Tradução: Poderia nos explicar sobre projetos e acordos entre Chipre e Brasil a serem assinados?


Para nós o acordo entre a União Europeia e o Mercosul é atualmente um dos mais importantes acordos
que intensificará as relações entre o Chipre e o Brasil. Após as devidas ratificações do acordo entre a União Europeia – Mercosul, a maioria das questões do comércio serão solucionadas e teremos uma abertura dos países europeus para o Brasil e do Brasil para o Chipre e demais países da União Europeia. Desde 2010, o Chipre tem com o Brasil um Memorando sobre consultas políticas e no próximo ano devemos ter uma rodada de consultas. Temos ainda em negociação um acordo sobre turismo e educação. Submetemos também um acordo de prevenção à dupla tributação.


4- Please feel free to make your comments about Cyprus, democracy, politics, I am sure that our
readers want to know more about your country.Tradução: Por Favor, sinta-se á vontade para falar sobre democracia, política, eu tenho certeza que os nossos leitores gostariam de conhecer melhor o seu país.


O Chipre teve sua independência em 1960 do Império Britânico e até hoje temos algumas características desse período: dirigimos na mão inglesa e o inglês é falado pela maioria da população. Infelizmente, 14 anos após a nossa dependência, o norte da ilha foi invadido pela Turquia e está ocupado até hoje. Por causa disso, o governo da República do Chipre não exerce um controle efetivo no norte da ilha. Em 2004, Chipre entrou na União Europeia, mas a lei europeia está suspensa na parte norte ocupada pela Turquia até que se encontre uma solução e a reunificação da ilha aconteça. Estamos buscando uma solução com nossos compatriotas turco-cipriotas através de negociações de paz. A nossa população é formada por 80% grego-cipriotas, 18% turco-cipriotas, e os demais 2% são armênios, maronitas, e outras minorias.


5- Cyprus is a wonderful holiday destination, I have been there myself, please explain to us about the
tourism, what we can see there, and the easiest way for Brazilians to get there.
O Chipre é um destino Maravilhoso para férias, o que é possível se ver lá e qual é o caminho mais fácil pra chegar lá? O Chipre já é um destino popular para europeus, russos e demais turistas da região, mas queremos expandir mais e mais para brasileiros e os demais turistas da américa do Sul. Nós recebemos hoje quase 4 milhões de turistas, um número quatro vezes maior que a nossa população. Temos belas praias, as águas mais limpas de toda Europa, a região montanhosa de Troodos que é belíssima com neve no inverno, sites arqueológicos e religiosos, vinícolas incríveis e cidades que têm se tornado bem populares entre os jovens. No Chipre, todo tipo de turista encontrará o que gosta. Temos voos diretos de quase todos as capitais europeias, e Dubai, Israel, Jordânia e várias outras. Temos algumas companhias aéreas low-cost que operam no Chipre, que te levam ou trazem para o Chipre, com preços bem atrativos por
toda Europa e até Israel, Líbano, Egito, Jordânia e outros países da região.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.