Filme sobre a emigração portuguesa no Rio de Janeiro será exibido na Embaixada de Portugal em Brasília- Entrada Franca

Filme sobre a emigração portuguesa no Rio de Janeiro será exibido na Embaixada de Portugal

 

24 de julho às 19h30 | Embaixada de Portugal em Brasília- Entrada Franca – sujeita a lotação

 

O Camões – Centro Cultural Português em Brasília e a realizadora Vanessa Rodrigues convidam para a exibição do filme “Ba[p]tismo da Terra”.

 

A sessão será no dia 24 de julho, terça-feira, às 19h, no auditório Camões, na Embaixada de Portugal (SES Av. das Nações, Quadra 801, Lote 2 Brasília-DF), seguida por uma conversa com a realizadora.

 

BA[P]TISMO DE TERRA

 

Sinopse: Cruzando várias gerações da emigração portuguesa no Rio de Janeiro, este filme resgata a memória de várias histórias de sucesso da luso-brasilidade, nesse duplo baptismo de terra, ao mesmo tempo que cria um documento visual sobre a Portugalidade na cidade maravilhosa, inspirando-se, no livro “Emigrantes” do escritor português Ferreira de Castro.

 

O filme é de produção independente, estreou em 2017 e foi distinguido como melhor filme documental português no Festival de Cinema Art&Tur e premiado com uma Menção Especial de TV no Festival de Cinema de Avanca, Portugal, bem como foi distinguido com a melhor banda sonora original no festival de cultura e turismo “Terres”, na Catalunha, Espanha.

 

Contando com uma equipa luso-brasileira, o Baptismo de Terra teve o apoio da Secretaria de Estado das comunidades portuguesas e Grupo AB, bem como apoios institucionais do Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Câmara de Comércio de Portugal no Rio de Janeiro, Embaixada de Portugal e Instituto Camões em Brasília, além de parcerias locais: Grupo Avant de Comunicação, Peixe Voador, Botequim itahy, PortoBay Rio Internacional, Tipiti Produções Culturais.

 

Ficha técnica: 100’

Ano: 2017

Equipa

Realização, pesquisa, guião e produção: Vanessa Ribeiro Rodrigues

Direção de Fotografia: António Morais

Edição: Osvaldo Pinto

Pós-produção vídeo: Stephane sagaz

Diretor de som: Sérgio Silva

Som: Marcelo Noronha

Pós-produção áudio: Sérgio Silva e Pedro Adamastor

Técnico de timelapse e assistente de câmera: Frederico Borges

Produção executiva: Vanessa Ribeiro Rodrigues e Susana Sabrosa Audi

Produção local: Janaina Castro Alves, Ana Cláudia Bastos e Vanessa Ribeiro Rodrigues

Design: Rui Ferreira

Fotógrafo: Hugo Rodrigues

Apoio a festivais: Andreia Lucas

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.