Exposição A Ikebana Unindo os Continentes

O público de Brasília pode conferir, entre os dias 15 e 17 de outubro, no Casapark Shopping Center, a exposição A Ikebana Unindo os Continentes, 34ª mostra anual da Ikebana Sogetsu Brasília. O evento, que inclui uma programação variada de workshops gratuitos, é oferecido em correalização com a Embaixada do Japão.

Após mais de um ano de isolamento social, em que os eventos se restringiram ao espaço virtual, a Ikebana Sogetsu Brasília realiza mais uma vez sua tradicional exposição presencial, aberta ao público.

A mostra recebe a primavera na capital com uma seleção exclusiva de composições da arte japonesa de arranjos florais, inspirada no clima de integração internacional dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

A exposição A Ikebana Unindo os Continentes enfatiza como as flores de diversas partes do mundo alegram nosso dia a dia, em Brasilia, no coração do cerrado, como explica Filomena Kotaka, diretora da Ikebana Sogetsu Brasília. “Cada composição representa a beleza, a paz e a harmonia que as flores proporcionam às pessoas. É a nossa forma de mostrar ao público como é o caminho das flores”, resume a professora.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer como os ikebanistas responderam às dificuldades do momento, utilizando recursos simples, com muita criatividade. As composições surpreendem com diversos materiais como flores, galhos verdes ou secos, materiais inorgânicos, vasos transparentes e arranjos sem água.

Workshops

Uma programação variada de workshops complementa a exposição, com demonstrações de sumi-ê (pintura tradicional do Japão), e-tegami (mensagens ilustradas), shodô (caligrafia japonesa) e, claro, de ikebana. As aulas serão oferecidas na sexta-feira e no sábado, às 10h, 13h, 16h e 19h, e também no domingo, às 13h e 16h.

A participação é gratuita, e as inscrições devem ser feitas no local, com até 30 minutos de antecedência. As vagas são limitadas. A programação completa pode ser consultada no local ou na página do evento no Facebook.

Ikebana Sogetsu

A Ikebana e seu ambiente cultural têm evoluído de acordo com o fluxo da história japonesa, resultando em uma variedade de escolas guiadas por preceitos distintos. A linha moderna da Ikebana Sogetsu foi fundada no Japão em 1927 e hoje é reconhecida mundialmente pela dinâmica e criatividade. A escola segue o conceito de que os arranjos florais podem ser criados por qualquer um, em qualquer lugar, e com qualquer material.

A linha Sogetsu não se restringe à estética tradicional nipônica, permitindo a incorporação de influências e elementos diversos na produção de composições surpreendentes e pouco convencionais.

Serviço

A Ikebana Unindo os Continentes

Quando: de 15 a 17 de outubro

Sexta e sábado, de 10h às 22h

Domingo, de 12h às 20h

Onde: Casapark Shopping Center – SGCV Sul Lote 22, Brasília (DF)Entrada gratuita

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.