Embaixadora do Vietna se encontra com Hamilton Mourão

Nesta semana, a embaixadora do Vietnã, visitou o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão.

A embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República Socialista do Vietnã, Pham Thi Kim Ho no encontro com o vice-presidente da República Federativa do Brasil Hamilton Mourão

A Embaixadora afirmou que o Vietnã tem grande apreço pelo perfil importante do Brasil no mundo e tem a intenção de continuar a promover a “Parceria abrangente” entre os dois países. Ao testemunhar a relação bilateral desenvolvida durante os últimos tempos, a embaixadora propôs que as duas nações acelerassem o intercâmbio de delegações, especialmente as de alto nível depois de ser controlada a pandemia de Covid-19. A embaixadora também solicitou que os dois países mantivessem os mecanismos de cooperação tais como consultas políticas e comissão mista entre os dois governos, para a promoção de relação bilateral.

O intercâmbio bilateral tem aumentado nos últimos anos, adquirindo 4,6 bilhões de dólares em 2020, sendo um crescimento de 2,3% em relação ao ano anterior. O Brasil continua sendo o maior parceiro comercial do Vietnã na América Latina. A embaixadora frisou que sendo uma economia ativa com uma população de mais de 100 milhões habitantes na Ásia , o Vietnã recebe com prazer os projetos de investimento do Brasil no Vietnã e tem a intençãode acelerar o intercâmbio de informações entre os dois mercados com o objetivo de estimular o investimento bilateral.

Vice-presidente presenteia a embaixadora vietnamita.

O agronegócio é o setor de cooperação que mais se destaca entre o Vietnã e o Brasil. Os dois lados negociaram 04 produtos agrícolas, incluindo a abertura de mercado vietnamita para o melão e carne bovina do Brasil, assim como a abertura do mercado brasileiro para o camarão e a remoção de barreiras para o pangasius do Vietnã. Desse modo, os dois governos devem levar em conta a negociação dos outros pacotes agrícolas e aquícolas com base nos interesses comuns, contribuindo ao acesso mútuo dos produtos dos ambos países. A Embaixadora reiterou a necessidade de completar a negociação dos acordos de cooperação bilateral tais como o Acordo básico de Cooperação Técnica, Memorando de Entendimento entre os dois Ministros de Defesa, Acordo de Cooperação em Educação, abrindo cada vez mais áreas para a cooperação bilateral.

Embaixadora vietnamita presenteia o Vice-presidente.

No encontro, o Vice-presidente Hamilton Mourão comentou que o Vietnã é um dos países com grande desenvolvimento no Sudeste Asiático, de importância geoestratégica e uma rota marítima essencial aos negócios com outros países. Ele afirmou que o Brasil aprecia a relação com o Vietnã, sendo o parceiro importante. Desde o dia de estabelecimento de relação diplomática, no dia 8 de maio de 1989, a relação bilateral tem sido ativa e ainda tem muito mais potencial na cooperação, baseando-se no âmbito de parceria abrangente Vietnã e Brasil.

Vice-presidente, Embaixadora vietnamita com os diplomatas e adido miliar do Vietnã.

O vice-presidente parabenizou o controle de pandemia no Vietnã e reconheceu a doação de 11.000 máscaras e 40 roupas de proteção médica do Vietnã à Câmara dos Deputados e ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Apesar da distância geográfica, O vice-presidente reiterou que os dois países devem continuar cooperando de forma contínua, e que o governo brasileiro favorecesse as atividades da Embaixada do Vietnã e auxiliasse a embaixadora vietnamita durante sua missão rumo ao desenvolvimento incessante da relação bilateral.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.