Embaixador dominicano destaca papel do país no diálogo político venezuelano

O Embaixador da República Dominicana no Brasil, Alejandro Arias Zarzuela, destacou nesta quarta-feira, 20, o papel do seu país na promoção do diálogo político na Venezuela ao participar da instalação do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – República Dominicana na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados.

Benjamim Sepulvida

Embaixador dominicano destaca papel do país no diálogo político venezuelano

Brasília – O Embaixador da República Dominicana no Brasil, Alejandro Arias Zarzuela, destacou nesta quarta-feira, 20, o papel do seu país na promoção do diálogo político na Venezuela ao participar da instalação do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – República Dominicana na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados. O diálogo entre representantes da oposição e do governo venezuelano foi iniciado na semana passada liderado pelo presidente dominicano Danilo Medina.

A iniciativa foi elogiada por parlamentares brasileiros como o presidente do Parlamento do MERCOSUL, Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Bruna Furlan (PSDB-SP), presidente da CREDN. Ambos enfatizaram a importância da República Dominicana nesse esforço para frear as tensões na Venezuela. “Trata-se de um passo objetivo que pode pôr fim às hostilidades”, reconheceu Chinaglia. “O presidente Medina dá um grande exemplo do que é estender pontes ante um problema tão delicado quanto complexo”, complementou Furlan.

 

Diplomacia parlamentar

O Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – República Dominicana será presidido pela deputada Rosangela Gomes (PRB-RJ) e irá concentrar sua atuação na promoção da diplomacia parlamentar sem deixar de identificar áreas de atuação comuns aos dois países. O objetivo é reforçar o relacionamento e ir além das pautas legislativas.

Os dois países mantêm uma extensa agenda bilateral de cooperação e trabalham pelo aprofundamento das relações econômicas, comerciais, educacionais e culturais. No âmbito do Programa de Cooperação Técnica foram elaborados oito novos projetos nas áreas de desenvolvimento agrícola, direitos humanos, educação, planejamento, previdência social e saúde.

Participaram da instalação do grupo os deputados Rosangela Gomes (PRB-RJ), Bruna Furlan (PSDB-SP), Vinicius Carvalho (PRB-SP), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Eduardo Barbosa (PSDB-MG), Jô Moraes (PCdoB-MG), Cabuçu Borges (PMDB-AP) e Nelson Pellegrino (PT-BA).

Fonte: Comissão de Relações Exteriores e Defesa da Câmara

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.